Uma nova relação entre a atividade mineradora, desenvolvimento econômico-social e a preservação ambiental vivenciada com muita emoção e descontração. Esse foi o saldo do lançamento do livro "Entendendo a Mineração no Quadrilátero Ferrífero", promovido pelo SindiExtra na tarde da última sexta-feira de agosto, no auditório da Fiemg, com a presença do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas.
Em seu discurso, ele prestou uma homenagem ao ex-ministro de Minas e Energia, Paulino Cícero. Advertiu para a vigilância do Legislativo: "Não pouparemos as empresas que não seguirem a orientação dominante no setor atualmente, que é a preocupação social e ambiental em seus empreendimentos". E lembrou, apoiando, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza: "O amor é mesmo, como o doutor Hugo dizia, o instrumento mais estratégico para conseguirmos isso".
Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com apoio e através da Revista ECOLÓGICO, a publicação tem a autoria dos professores e cientistas Paulo de Tarso Amorim Castro, Hermínio Arias Nalini Júnior e Hernani Mota de Lima. O texto é resultado de três anos de pesquisa e trabalho; e mostra que a atividade pode ser feita de forma sustentável, com baixo impacto ambiental, por meio de técnicas e gestão avançadas. O prefácio é do ambientalista Ângelo Machado, presidente da Fundação Biodiversitas.
Ao livro foi acoplado o Encarte Especial "Visões sobre o Desenvolvimento da Mineração Sustentável" (foto abaixo), também produzido pela Revista ECOLÓGICO, com depoimentos do secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães; do jornalista Hiram Firmino; da ambientalista Maria Dalce Ricas, da Amda; do presidente do SindiExtra, José Fernando Coura; do ex-presidente do Ibram, José Mendo; do atual, Paulo Camillo Penna; e do professor e especialista em Direito Minerário e Ambiental, William Freire.
Participaram do evento, que entrou noite adentro, o presidente da V & M do Brasil, Alexandre Lyra, os deputados Doutor Viana (DEM), Célio Moreira (PSDB) e Anselmo José Domingos (PTC), e o secretário estadual de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhora e Mucuri, e do Norte de Minas, Gil Pereira, dentre outras autoridades.
Hiram Firmino lembrou seu recado "Minerar, do Verbo Amar", publicado em março de 1994, no caderno Estado Ecológico:
"Eu minero a montanha que está em mim. Tu mineras as montanhas, as florestas e os vales que são meus, mas não estão em mim. Ele minera como se minerado também não fosse. Nós devíamos minerar como se fosse em nós. O corte profundo.
A veia exposta. Os rios ocres e a terra nua, dilacerados. Vós minerais sem ouvir os outros ais, gerais. Eles minerarão, um dia, com dignidade.
(... e amarão o povo, a fauna e a flora. A geografia plena, natureza bela e pátria nossa.
Tanta riqueza, subsolamente.Tanta água, subjacente. Vida, ferro e amor cristalizados)"
TARDE ECOLÓGICA
Já na tarde da primeira sexta-feira de setembro, no Espaço Nature, em Nova Lima (MG), a Revista Ecológico, com apoio da V & M do Brasil, promoveu três eventos sequenciais: os 33 anos de história, vida e luta da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda); os dois anos do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza; e o relançamento (literalmente na natureza) do livro e do encarte sobre mineração sustentável. Com direito a uma borboleta, favorita do Dr. Hugo, que também compareceu à confraternização.