TARDE DE EMOÇÕES

Alto astral marca lançamento de livro e cartilha sobre mineração sustentável
redacao@revistaecologico.com.br

Edição 36 - Publicado em: 30/11/-0001

Uma no­va re­la­ção en­tre a ati­vi­da­de mi­ne­ra­do­ra,  de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co-so­cial e a pre­ser­va­ção am­bien­tal vi­ven­cia­da com mui­ta emo­ção e des­con­tra­ção. Es­se foi o sal­do do lan­ça­men­to do li­vro "En­ten­den­do a Mi­ne­ra­ção no Qua­dri­lá­te­ro Fer­rí­fe­ro", pro­mo­vi­do pe­lo Sin­diEx­tra na tar­de da úl­ti­ma sex­ta-fei­ra de agos­to, no au­di­tó­rio da Fie­mg, com a pre­sen­ça do de­pu­ta­do Di­nis Pi­nhei­ro (PS­DB), pre­si­den­te da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Mi­nas.
Em seu dis­cur­so, ele pres­tou uma ho­me­na­gem ao ex-mi­nis­tro de Mi­nas e Ener­gia, Pau­li­no Cí­ce­ro. Ad­ver­tiu pa­ra a vi­gi­lân­cia do Le­gis­la­ti­vo: "Não pou­pa­re­mos as em­pre­sas que não se­gui­rem a orien­ta­ção do­mi­nan­te no se­tor atual­men­te, que é a preo­cu­pa­ção so­cial e am­bien­tal em seus em­preen­di­men­tos". E lem­brou, apoian­do, o Prê­mio Hu­go Wer­ne­ck de Sus­ten­ta­bi­li­da­de & Amor à Na­tu­re­za: "O amor é mes­mo, co­mo o dou­tor Hu­go di­zia, o ins­tru­men­to mais es­tra­té­gi­co pa­ra con­se­guir­mos is­so".
Rea­li­za­do pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Ou­ro Pre­to (Ufop), com apoio e atra­vés da Re­vis­ta ECO­LÓ­GI­CO, a pu­bli­ca­ção tem a au­to­ria dos pro­fes­so­res e cien­tis­tas Pau­lo de Tar­so Amo­rim Cas­tro, Her­mí­nio Arias Na­li­ni Jú­nior e Her­na­ni Mo­ta de Li­ma. O tex­to é re­sul­ta­do de três anos de pes­qui­sa e tra­ba­lho; e mos­tra que a ati­vi­da­de po­de ser fei­ta de for­ma sus­ten­tá­vel, com bai­xo im­pac­to am­bien­tal, por meio de téc­ni­cas e ges­tão avan­ça­das. O  pre­fá­cio é do am­bien­ta­lis­ta Ân­ge­lo Ma­cha­do, pre­si­den­te da Fun­da­ção Bio­di­ver­si­tas.
Ao li­vro foi aco­pla­do o En­car­te Es­pe­cial "Vi­sões so­bre o De­sen­vol­vi­men­to da Mi­ne­ra­ção Sus­ten­tá­vel" (fo­to abai­xo), tam­bém pro­du­zi­do pe­la Re­vis­ta ECO­LÓ­GI­CO, com de­poi­men­tos do se­cre­tá­rio es­ta­dual de Meio Am­bien­te e De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel, Adria­no Ma­galhães; do jor­na­lis­ta  Hi­ram Fir­mi­no; da am­bien­ta­lis­ta Ma­ria Dal­ce Ri­cas, da Am­da; do pre­si­den­te do Sin­diEx­tra, Jo­sé Fer­nan­do Cou­ra; do ex-pre­si­den­te do Ibram, Jo­sé Men­do; do atual, Pau­lo Ca­mi­llo Pen­na; e do pro­fes­sor e es­pe­cia­lis­ta em Di­rei­to Mi­ne­rá­rio e Am­bien­tal, Wi­lliam Frei­re.
Par­ti­ci­pa­ram do even­to, que en­trou noi­te aden­tro, o pre­si­den­te da V & M do Bra­sil, Ale­xan­dre Lyra, os de­pu­ta­dos Dou­tor Via­na (DEM), Cé­lio Mo­rei­ra (PS­DB) e An­sel­mo Jo­sé Do­min­gos (PTC), e o se­cre­tá­rio es­ta­dual de De­sen­vol­vi­men­to dos Va­les do Je­qui­ti­nho­ra e Mu­cu­ri, e do Nor­te de Mi­nas, Gil Pe­rei­ra, den­tre ou­tras au­to­ri­da­des.

 

Hiram Firmino lembrou seu recado "Minerar, do Verbo Amar", publicado em março de 1994, no caderno Estado Ecológico:

"Eu mi­ne­ro a mon­ta­nha que es­tá em mim. Tu mi­ne­ras as mon­ta­nhas, as flo­res­tas e os va­les que são meus, mas não es­tão em mim.  Ele mi­ne­ra co­mo se mi­ne­ra­do tam­bém não fos­se. Nós de­vía­mos mi­ne­rar co­mo se fos­se em nós. O cor­te pro­fun­do.
A veia ex­pos­ta. Os rios ocres e a ter­ra nua, di­la­ce­ra­dos. Vós mi­ne­rais sem ou­vir os ou­tros ais, ge­rais. Eles mi­ne­ra­rão, um dia, com dig­ni­da­de.
(... e ama­rão o po­vo, a fau­na e a flo­ra. A geo­gra­fia ple­na, na­tu­re­za be­la e pá­tria nos­sa.
Tan­ta ri­que­za, sub­so­la­men­te.Tan­ta água, sub­ja­cen­te. Vi­da, fer­ro e amor cris­ta­li­za­dos)"

TARDE ECOLÓGICA

Já na tar­de da pri­mei­ra sex­ta-fei­ra de se­tem­bro, no Es­pa­ço Na­tu­re, em No­va Li­ma (MG), a Re­vis­ta Eco­ló­gi­co, com apoio da V & M do Bra­sil, pro­mo­veu três even­tos se­quen­ciais: os 33 anos de his­tó­ria, vi­da e lu­ta da As­so­cia­ção Mi­nei­ra de De­fe­sa do Am­bien­te (Am­da); os dois anos do Prê­mio Hu­go Wer­ne­ck de Sustentabilidade & Amor à Natureza; e o re­lan­ça­men­to (li­te­ral­men­te na na­tu­re­za) do li­vro e do en­car­te so­bre mi­ne­ra­ção sus­ten­tá­vel. Com di­rei­to a uma bor­bo­le­ta, fa­vo­ri­ta do Dr. Hu­go, que tam­bém com­pa­re­ceu à con­fra­ter­ni­za­ção.


 


Postar comentário