‘‘Somos o retrato de nós mesmos’’

Metodologia criada pelo publicitário Eduardo Shana busca ensinar às pessoas um novo jeito de enxergar, organizar e de conduzir a própria vida
Cíntia Melo - cintia@souecologico.com

Edição 23 - Publicado em: 30/11/-0001

Di­zer que nos­sa vi­da se re­su­me a uma sé­rie de even­tos que se con­ju­gam no tem­po e no es­pa­ço e que ca­da um des­ses acon­te­ci­men­tos en­vol­ve pes­soas e po­de ge­rar con­for­to ou des­con­for­to, po­de pa­re­cer ób­vio de­mais. Mes­mo as­sim, é bem pos­sí­vel que vo­cê, lei­tor, as­sim co­mo eu, ain­da não te­nha pen­sa­do a vi­da nes­ses ter­mos.

Des­de 2004, o Cen­tro de Pes­qui­sas Ho­mo­Sa­piens, lo­ca­li­za­do em Rio Aci­ma (MG), en­si­na uma me­to­do­lo­gia, cha­ma­da TE­vEP, que or­ga­ni­za, em linhas do tempo, even­to, es­pa­ço e pes­soas. Cria­da pe­lo pu­bli­ci­tá­rio Eduar­do Sha­na, es­pe­cia­lis­ta em Ges­tão Or­ga­ni­za­cio­nal, Qua­li­da­de To­tal e Pla­ne­ja­men­to, a fer­ra­men­ta bus­ca am­pliar nos­sa cons­ciên­cia e equa­cio­nar o caos em que nos en­con­tra­mos, en­vol­vi­dos em de­ze­nas de ati­vi­da­des pro­fis­sio­nais, aca­dê­mi­cas, so­ciais e fa­mi­lia­res.

Ven­ce­dor do Prê­mio Mar­ke­ting Best 1993, com a "Tor­ci­da Ama­re­la" do Ban­co do Bra­sil, Sha­na es­tru­tu­rou e con­du­ziu, en­tre 1997 e 2000, nes­sa mes­ma ins­ti­tui­ção fi­nan­cei­ra, o Pro­gra­ma de Ex­ce­lên­cia e Com­pe­ti­ti­vi­da­de (PEC), ge­ran­do gan­hos da or­dem de US$ 79 mi­lhões.

Res­pon­sá­vel tam­bém pe­la cria­ção e coor­de­na­ção do ci­clo de pa­les­tras in­ter­na­cio­nais "Ges­tão do Fu­tu­ro" (2002 - 2004), pro­mo­vi­do em Be­lo Ho­ri­zon­te e Cam­pi­nas (SP), já mi­nis­trou pa­les­tras pa­ra or­ga­ni­za­ções co­mo Re­de Glo­bo, Se­brae, Ar­ce­lor Mit­tal, Schin­ca­riol, Cai­xa Eco­nô­mi­ca Fe­de­ral e Fiat, en­tre ou­tras.

Sha­na se con­si­de­ra um cien­tis­ta. "A sen­sa­ção é de que te­nho um la­bo­ra­tó­rio de pes­qui­sa pa­ra a cu­ra de al­guns ma­les in­vi­sí­veis da so­cie­da­de", diz. "O dia em que a Ho­mo­Sa­piens se au­tos­sus­ten­tar, o clien­te não vai sen­tir mi­nha fal­ta. Aí, vou con­ti­nuar mi­nhas pes­qui­sas, dis­se­mi­nar o TE­vEP pe­lo mun­do e criar ou­tros pro­je­tos sem me preo­cu­par com o lei­te das crian­ças e o sa­lá­rio da mi­nha equi­pe."

A ECO­LÓ­GI­CO es­te­ve em seu es­cri­tó­rio. Es­sa con­ver­sa, fru­to de um en­con­tro de qua­se qua­tro ho­ras, vo­cê con­fe­re a se­guir.

Co­mo foi a sua in­fân­cia? Vo­cê era uma crian­ça ques­tio­na­do­ra?

Meu per­fil era de so­bre­vi­ven­te. Quan­do meu pai mor­reu, eu ti­nha cin­co anos. Mi­nha mãe fi­cou viú­va com qua­tro fi­lhos (três ir­mãs e eu). En­trei pa­ra a con­fra­ria dos ór­fãos. Os ir­mãos de meu pai que­riam cui­dar ca­da um de um sobrinho, mas mi­nha mãe não dei­xou. Ti­ve­mos que mu­dar de ca­sa. E mi­nha mãe con­se­guiu uma ca­sa de fun­dos, no bair­ro Flo­res­ta, com um alu­guel ca­ma­ra­da, de­fa­sa­do. Mo­ra­mos lá qua­se 12 anos. Eu convivia com meninos de classe média, mas não era um lu­gar pa­ra quem não ti­nha mui­to re­cur­so, co­mo a gen­te. En­quan­to ga­nha­va uma cai­xa de bom­bom no Na­tal, os ou­tros me­ni­nos da rua ga­nha­vam bi­ci­cle­ta.

Aju­da­va com as des­pe­sas em ca­sa?

Não, mas aos 12 anos já ven­dia pi­co­lé e tra­ba­lha­va no Co­lé­gio Ar­nal­do, ca­rim­ban­do as car­tei­ri­nhas dos alu­nos. Apren­di a la­var car­ro tam­bém. A vi­da me man­dou a con­ta mui­to ce­do. Vi a crue­za do mun­do ain­da me­ni­no.

O que es­sa con­vi­vên­cia com a clas­se mé­dia lhe trou­xe?

Vi que, fi­nan­cei­ra­men­te, meus vi­zi­nhos eram me­lho­res re­sol­vi­dos que eu. Pa­ra ir à praia, por exem­plo, ti­ve de pa­gar do meu pró­prio bol­so. Pa­ra ter meu te­le­fo­ne, com­prei um pla­no de ex­pan­são. Mi­nha pri­mei­ra bi­ci­cle­ta, ve­lha, en­fer­ru­ja­da e de se­gun­da mão, ad­qui­ri pa­gan­do pres­ta­ções du­ran­te um ano, quan­do dei­xei de pe­gar ôni­bus na vol­ta da es­co­la e de com­prar me­ren­da. Dei um tra­to ne­la, com li­xa e pin­tu­ra, e ela fi­cou bo­ni­ta!

Acre­di­ta que "Deus dá o frio con­for­me o co­ber­tor"?

Acho que so­mos re­sul­ta­do de nós mes­mos. O tem­po to­do to­ma­mos di­ver­sas de­ci­sões que não são li­nea­res, mas que vão dar em al­gum lu­gar. So­mos agen­tes de mu­dan­ça. E a equa­ção da vi­da de­pen­de de nos­sas es­co­lhas. Eu po­de­ria ser um dro­ga­do ou pros­ti­tuí­do. Mo­ra­va num bair­ro em quem meus vi­zi­nhos ti­nham tu­do e eu não ti­nha na­da. Po­de­ria ter cres­ci­do re­vol­ta­do e es­co­lhi­do rou­bar car­ro. Vo­cê po­de­ria es­tar en­tre­vis­tan­do ago­ra um Sha­na pre­si­diá­rio, por exem­plo.

Vo­cê não cres­ceu re­vol­ta­do?

Com­preen­di que ti­nha pou­ca chan­ce de er­rar, por­que não ha­via co­ber­tu­ra pa­ra mim. A vi­da me mos­trou es­sa rea­li­da­de. Eu sa­bia que era me­nos e que se bri­gas­se com um co­le­ga, cu­jo pai era in­dus­trial, to­do mun­do ia fi­car con­tra mim, por­que quem le­va­va a tur­ma pa­ra pas­sar fé­rias na fa­zen­da era es­se ou­tro me­ni­no.

A vi­da te pres­sio­nou?

Quan­do se é po­bre, sua mãe vi­ra pa­ra vo­cê e diz: "Vo­cê só vai es­tu­dar no Co­lé­gio Ar­nal­do se ti­rar to­tal nas pro­vas." To­do ano eu ti­nha de fa­zer pro­va pa­ra per­ma­ne­cer no Co­lé­gio, o que só acon­te­cia se o apro­vei­ta­men­to fos­se de 100%. O tem­po to­do con­vi­vi com uma exi­gên­cia de ex­ce­lên­cia. Aos 10 anos, eu fa­zia pro­va e não po­dia er­rar na­da. Do con­trá­rio, per­de­ria a bol­sa. Se es­ti­ves­se doen­te e fos­se dia de pro­va, mi­nha mãe me man­da­va ir as­sim mes­mo.

É adep­to de al­gu­ma re­li­gião?

Sou ca­tó­li­co, mas não pra­ti­can­te. Acre­di­to em Deus e na exis­tên­cia de mui­tas coi­sas aci­ma de nós, que não com­preen­de­mos. E acho que en­si­nar uma pes­soa a ter con­for­to e a não ge­rar des­con­for­to nas ou­tras é uma for­ma de apro­xi­ma­ção com Deus. Mas só fui en­con­trar Deus e es­sa má­gi­ca do TE­vEP de­pois de mui­to ques­tio­na­men­to.

Co­mo foi o tem­po que pas­sou no Ban­co do Bra­sil?

Foi uma gran­de es­co­la. En­trei aos 14 e saí de­pois de 22, co­mo ge­ren­te-exe­cu­ti­vo. Aque­la ma­nia do ban­cá­rio, de fa­zer tu­do cer­to, me en­si­nou mui­to! No pri­mei­ro dia de tra­ba­lho, re­ce­bi um lá­pis, uma ca­ne­ta, e o se­guin­te re­ca­do: "So­men­te da­qui a um ano vo­cê tem di­rei­to de re­ce­ber ou­tro lá­pis e ou­tra ca­ne­ta. Se pre­ci­sar an­tes dis­so, vai ter de me mos­trar o lá­pis no to­co e a ca­ne­ta sem car­ga." Is­so me deu um sen­ti­do mui­to gran­de de cui­da­do com o que é do ou­tro. Nun­ca vi nin­guém rou­bar uma ca­ne­ta se­quer lá. E foi a úni­ca vez que mi­nha ‘Bic’ aca­bou de fa­to.

Vê mui­ta di­fe­ren­ça en­tre a épo­ca que vi­veu e a de seus fi­lhos ho­je?

Além da vio­lên­cia, que au­men­tou mui­to e tem me im­pres­sio­na­do, as pes­soas e os valores tam­bém mu­da­ram. Vou te dar um exem­plo. Eu mo­ra­va na Rua Ma­re­chal Deo­do­ro, ao la­do da Ze­zé, a ‘zona’ mais fa­mo­sa de Be­lo Ho­ri­zon­te. Lá, era um pon­to de en­con­tro dos po­lí­ti­cos mi­nei­ros tam­bém. Nem sem­pre eles es­ta­vam com uma pros­ti­tu­ta. O so­nho de todo ado­les­cen­te era en­trar na Ze­zé. Nun­ca ti­ve no­tí­cia de um ami­go que ti­ves­se con­se­gui­do es­sa fa­ça­nha an­tes de com­ple­tar 18 anos. Na mi­nha épo­ca, por­tei­ro de zo­na ti­nha mais mo­ral que um mi­nis­tro da Re­pú­bli­ca ho­je.

Que ou­tras lem­bran­ças, ex­pe­riên­cias guar­da des­se seu pas­sa­do?

O jei­to brin­ca­lhão que sem­pre ti­ve e o po­der da pa­la­vra. Eu cum­pro o que di­go. Se der mi­nha pa­la­vra, aca­bou. A Ho­mo­Sa­piens tem ze­ro de inadim­plên­cia. Já cer­ti­fi­ca­mos 19 mil pes­soas e a maior par­te de nos­sos con­tra­tos, até com mul­ti­na­cio­nais, mui­tas ve­zes é só ‘de bi­go­de’. A pa­la­vra con­ti­nua va­len­do mui­to pa­ra mim.

Qual a ori­gem do TE­vEP?

É um so­ma­tó­rio de es­tu­dos e apli­ca­ções que ga­nhou for­ça com o Pro­gra­ma de Qua­li­da­de, Ges­tão e Pla­ne­ja­men­to do Ban­co do Bra­sil. Apren­di, nes­sa tra­je­tó­ria, que pla­ne­jan­do al­go que ain­da não acon­te­ceu, nos­sa ca­pa­ci­da­de hu­ma­na de olhar o que es­tá por vir au­men­ta. E cria um ce­ná­rio de co­mu­ni­ca­ção com as pes­soas, an­te­ci­pan­do, com es­sa tro­ca, o que po­de acon­te­cer.

Al­gu­ma ce­na de apli­ca­ção des­se mé­to­do te emo­cio­nou?

Mui­tas. Vou ci­tar uma. Apli­ca­mos o TE­vEP nu­ma fa­ve­la. Ao per­gun­tar­mos pa­ra os jo­vens da co­mu­ni­da­de quais eram seus so­nhos, ou­vi­mos do fi­lho de um tra­fi­can­te: ‘Meu so­nho é ser tra­fi­can­te. Pos­so fa­zer um pro­je­to so­bre isso?’ Nos­so ins­tru­tor res­pon­deu: ‘Po­de, sim’. Na ho­ra de preen­cher os da­dos re­la­ti­vos ao tem­po de exe­cu­ção e du­ra­ção des­se seu pro­je­to, o jo­vem se de­pa­rou com uma du­ra rea­li­da­de: o cur­to tem­po de vi­da que os tra­fi­can­tes cos­tu­mam ter. Ele vol­tou atrás, des­man­chou o que ha­via es­cri­to e preen­cheu no cam­po ‘pro­je­to’: cor­re­tor de imó­veis. Pe­la pri­mei­ra vez, es­co­lheu um des­ti­no di­fe­ren­te da­que­le que ha­via si­do tra­ça­do pa­ra ele, e se re­trans­fi­gu­rou. Foi ma­ra­vi­lho­so! Te­nho cer­te­za de que ele vai ser cor­re­tor.

E a sua rea­ção ao TE­vEP?

No iní­cio me as­sus­tei. De­pois, co­me­cei a en­xer­gar e a com­preen­der me­lhor mi­nha rea­li­da­de. Con­se­gui per­der 16 qui­los, quan­do fiz o TE­vEP. En­trei pa­ra a aca­de­mia, li o que ti­nha de ler, or­ga­ni­zei mi­nha vi­da. Fiz meu de­ver de ca­sa e ho­je 'so­fro' as con­se­quên­cias po­si­ti­vas do mé­to­do e pro­cu­ro não cau­sar des­con­for­to às pes­soas.

A gen­te se acos­tu­ma a vi­ver de um jei­to com­pli­ca­do?

As pes­soas são anal­fa­be­tas na ar­qui­te­tu­ra de even­tos de suas vi­das par­ti­cu­la­res e pro­fis­sio­nais. Às ve­zes, as coi­sas es­tão bem do nos­so la­do e não ve­mos, por­que vi­ve­mos num ci­clo vi­cio­so, sem pau­sa. As pen­dên­cias vão se acu­mu­lan­do e sen­do adia­das. O que adia­mos e dei­xa­mos fi­car ver­me­lho, em si­nal de aler­ta, não vai fi­car ver­de so­zi­nho. Tu­do o que vai sen­do adia­do en­tra pa­ra a nos­sa ca­be­ça co­mo cul­pa. Co­mo é que um ci­da­dão con­se­gue vi­ver e pen­sar com um mon­te de "cai­xi­nhas ver­me­lhas" na ca­be­ça?

Não nos ha­bi­tua­mos, en­tão, ao di­ta­do: "Não dei­xe pa­ra ama­nhã o que po­de fa­zer ho­je"?

Não nos en­si­na­ram a con­fi­gu­rar even­to, tem­po, es­pa­ço e pes­soas. E apren­de­mos a su­por­tar de­mais. Quem dei­xa de vi­si­tar o den­tis­ta re­gu­lar­men­te e quan­do de re­pen­te, o den­te co­me­ça a doer, não tem o pri­vi­lé­gio de mar­car uma con­sul­ta com an­te­ce­dên­cia, nem ava­liar pre­ço, con­di­ções, etc. Quem ber­ra e man­da é o even­to e vo­cê não po­de es­co­lher cus­to, qua­li­da­de, na­da.

Quais os re­sul­ta­dos do TE­vEP, se bem apli­ca­do?

É pos­sí­vel re­ti­rar o que es­tá ver­me­lho em sua vi­da e co­lo­car tu­do nu­ma li­nha do tem­po, trans­for­man­do tem­po em even­to con­for­tá­vel. A fer­ra­men­ta per­mi­te que um mau pla­ne­ja­dor con­si­ga fa­zer um bom pla­no. Pa­ra pes­soas cen­tra­li­za­do­ras, a fer­ra­men­ta en­si­na a de­le­gar fun­ções, a pas­sar a res­pon­sa­bi­li­da­de pa­ra o ou­tro, tor­nan­do ca­da um o ge­ren­te de seus pró­prios gas­tos, por exem­plo.

Tu­do na vi­da, por­tan­to, é even­to?

Cla­ro! E se eu vi­vo em um pla­ne­ta on­de tu­do é even­to, pre­ci­so en­ten­der de even­to mais do que de qual­quer coi­sa. A fí­si­ca quân­ti­ca en­si­na que a na­tu­re­za pro­duz even­tos. Quan­do vo­cê co­lo­ca uma se­men­te nu­ma ter­ra úmi­da, com nu­trien­tes, tem­pe­ra­tu­ra e pres­são ade­qua­das, ela bro­ta. É es­sa a má­gi­ca da vi­da! E, se na re­la­ção tem­po e es­pa­ço a na­tu­re­za pro­duz even­to, com as pes­soas acon­te­ce o mes­mo.

Co­mo re­con­fi­gu­rar nos­so tem­po?

Or­ga­ni­zan­do-nos me­lhor pa­ra ga­nhar mais tem­po. Uma ho­ra a mais por dia re­pre­sen­ta 30 ho­ras a mais por mês e 360 ho­ras a mais em um ano. Tem gen­te que tem em­pre­sa no Va­le do Se­re­no (pró­xi­mo a No­va Li­ma) e mo­ra na Ci­da­de No­va. Olha o tem­po no trân­si­to in­do em­bo­ra...

Por que o no­me "Ho­mo­Sa­piens"?

Pa­ra a gen­te se lem­brar de que é ma­ca­co e que qual­quer pes­soa, dos seis aos 96 anos, de to­dos os cre­dos, cul­tu­ras, etc., po­de apren­der o TE­vEP e in­tro­du­zi-lo em sua vi­da diá­ria. Ele é tão bom pa­ra o Hen­ri­que Mei­re­l­les (pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral) fi­car mais vi­ra-la­ta, quan­to pa­ra o Car­li­nhos Bro­wn (can­tor e com­po­si­tor baia­no) fi­car mais Hen­ri­que Mei­re­l­les. E is­so, sem per­der a es­sên­cia.

Que ti­po de pes­soa ab­sor­ve me­lhor a fi­lo­so­fia des­sa fer­ra­men­ta?

Quan­to mais sim­ples a pes­soa, me­lhor ela com­preen­de o TE­vEP e o apli­ca. Is­so é um alen­to.

O que mais o TE­vEP pro­põe?

Que de­ve­mos acor­dar to­dos os dias e di­zer: "Eu ju­ro pa­ra o uni­ver­so, por tu­do o que é mais sa­gra­do, que não que­ro cau­sar des­con­for­to pa­ra nin­guém ho­je e se is­so acon­te­cer, por fa­vor, me avi­se. Is­so é ma­ra­vi­lho­so! Vo­cê já le­van­ta da ca­ma sem que­rer cau­sar des­con­for­to pa­ra o fi­lho, pa­ra a com­pa­nhei­ra, o por­tei­ro do pré­dio...

Os re­la­cio­na­men­tos amo­ro­sos e fa­mi­lia­res tam­bém me­lho­ram com o TE­vEP?

Sem dú­vi­da. Por­que vo­cê pas­sa a abrir o jo­go, pen­sa al­to e os "acertos” com o ou­tro são mui­to mais às cla­ras. Há di­ver­sos even­tos, da­tas co­me­mo­ra­ti­vas, co­mo o Dia das Mães e dos Pais, por exemplo, dos quais a gen­te par­ti­ci­pa só por­que o sis­te­ma in­ven­tou. Mui­tas ve­zes va­mos a es­ses even­tos não por von­ta­de, mas por obri­ga­ção e edu­ca­ção.

Po­de dar um exem­plo de apli­ca­ção prá­ti­ca?

Fes­ta de fim de ano de em­pre­sa. Só agra­dam a quem tra­ba­lha ne­la. Não adian­ta vo­cê ir to­do fe­liz pa­ra o even­to e sua par­cei­ra te acom­pa­nhar "p" da vi­da. Mas, nor­mal­men­te é o que acon­te­ce, por­que o sig­ni­fi­ca­do que um e ou­tro têm de um mes­mo even­to é di­fe­ren­te. Quem tra­ba­lha na em­pre­sa vai que­rer fi­car até mais tar­de na fes­ta e o ou­tro vai que­rer ir em­bo­ra o mais ce­do pos­sí­vel. Se os dois apli­cas­sem o TE­vEP nes­sa his­tó­ria, a li­ber­da­de de es­co­lha de ir ou não, por exem­plo, acon­te­ce­ria na­tu­ral­men­te e am­bos se res­pei­ta­riam.

As pes­soas de seu con­ví­vio li­dam bem com es­se seu jei­to di­fe­ren­te de ser e vi­ver?

To­tal. Lá em ca­sa eu uso o "nao­mea­gen­de.com.br".

O que é is­so?

Sa­be aque­la his­tó­ria do pa­ren­te que te li­ga e diz: "Es­tou in­do pa­ra a sua ca­sa no sá­ba­do"? Eu pen­so: "Mas, es­pe­ra aí. Não agen­dei es­se even­to pa­ra mim." E di­go não. Por­tan­to, "nao­mea­gen­de.com.br" sig­ni­fi­ca: "Não acei­to ser agen­da­do sem o meu pró­prio con­sen­ti­men­to".

E vo­cê. Agen­da ou­tras pes­soas des­sa for­ma?

Não. A bo­la de fer­ro que não que­ro que co­lo­quem em mim, não pos­so que­rer co­lo­car no ou­tro. Não po­de ha­ver con­tro­le uni­la­te­ral. A li­ber­da­de, as­sim co­mo o res­pei­to e a ho­nes­ti­da­de, de­ve vir dos dois la­dos. Até por­que, nin­guém to­ma con­ta de nin­guém. Ho­je, as pes­soas li­gam em nos­so ce­lu­lar e fa­zem qua­tro per­gun­tas: "On­de vo­cê es­tá?; Com quem?; Fa­zen­do o quê?; A que ho­ras vol­ta?" Es­se ti­po de con­tro­le não fun­cio­na.

Acre­di­ta na ins­ti­tui­ção "ca­sa­men­to"?

Nun­ca acre­di­tei que a gen­te, quan­do se ca­sa, tem de apren­der a ce­der. Eu me ca­sei pa­ra cur­tir even­tos ma­ra­vi­lho­sos. Te­nho qua­se 30 anos de re­la­cio­na­men­to e não me lem­bro da úl­ti­ma vez em que bri­guei com mi­nha mu­lher. Te­nho meus ami­gos e ela, os de­la. Jun­tos, te­mos os nos­sos. Con­ver­sa­mos mui­to e saí­mos pa­ra dan­çar e nos di­ver­tir.

Vo­cês têm fi­lhos?

Sim e os três são ado­rá­veis. Um tem 15 anos, ou­tro com 14 e o ca­çu­la, 10. Lá em ca­sa, não tem me­ni­no dan­do "pi­ti" de ado­les­cen­te.

Tem pla­nos de le­var o TEvEP tam­bém pa­ra as re­des pú­bli­cas de en­si­no?

Cla­ro! Acho que é uma fer­ra­men­ta sim­ples, ao al­can­ce de to­dos e apli­cá­vel em tu­do. Na pri­mei­ra eta­pa do pro­ces­so, de cin­co ho­ras/au­la, con­se­gui­mos des­per­tar, em qual­quer pes­soa, uma 'des­com­pli­ca­ção' ab­sur­da das coi­sas. Is­so já é her­cú­leo. Em ape­nas um dia, con­se­gui­mos to­car o co­ra­ção de­las, o que não cos­tu­ma acon­te­cer em qua­tro anos de gra­dua­ção. Lan­ça­mos uma se­men­te que po­de­rá sal­var vi­das, em­pre­sas, ca­sa­men­tos... Mas, quan­do a pes­soa vol­ta pa­ra a vi­da real, é co­mum que vol­te a fa­zer tu­do co­mo an­tes.

Qual a van­ta­gem de tu­do is­so, en­tão?

A má­gi­ca que a gen­te con­se­gue pro­vo­car nas pes­soas, no pri­mei­ro dia de au­la, é mui­to bo­ni­ta. O TE­vEP é cons­ciên­cia em­bar­ca­da. Não é um ma­nual de res­pos­tas. Ou­tro dia, um clien­te me dis­se que já es­ta­va apli­can­do a fer­ra­men­ta há quatro meses na sua em­pre­sa, mas que não es­ta­va ten­do os re­sul­ta­dos es­pe­ra­dos. Eu per­gun­tei: "Quan­tos anos tem sua em­pre­sa?" Ele res­pon­deu: "40." Aí, eu dis­se: "Vo­cê le­vou 40 anos pa­ra de­sar­ru­mar e acha que vai or­ga­ni­zar tu­do em qua­tro me­ses?"

Vo­cê apli­ca o mé­to­do em ca­sa?

Sim. Meu fi­lho de 14 anos já apren­deu bem o TE­vEP. O ca­çu­la fez o cur­so (pri­mei­ro mó­du­lo) por von­ta­de pró­pria. Mi­nha mu­lher tam­bém. Sem ser um dou­tri­na­dor - o que é um pe­ri­go, por­que o TE­vEP não po­de ser a fes­ta, tem de ser o sal­ga­do - vo­cê con­se­gue con­ta­giar as pes­soas. Nós fi­ze­mos is­so com a po­pu­la­ção de Rio Aci­ma. Ho­je, a ci­da­de usa es­sa fer­ra­men­ta pa­ra or­ga­ni­zar o seu Tor­neio da Goia­ba, a Fes­ta da In­de­pen­dên­cia, o Pla­no Di­re­tor e qual­quer ou­tro even­to. O su­ces­so não é do mé­to­do, mas das pes­soas que se dis­põem a pen­sar di­fe­ren­te e a se­rem do­nas de seus pró­prios des­ti­nos.

Há al­gu­ma con­tra in­di­ca­ção?

Não dis­cu­to mais se o mé­to­do é bom, vá­li­do ou apli­cá­vel, mas quan­tas do­ses são ne­ces­sá­rias. A pes­soa faz quan­tos TE­vEPs achar que pre­ci­sa até to­mar as ré­deas de sua pró­pria vi­da. Elas não con­se­guem re­cha­çar o TE­vEP ho­je. De­mos au­las e sem­pre ob­ti­ve­mos re­sul­ta­do, in­clu­si­ve pa­ra pen­sa­do­res do por­te de Dee­pak Cho­pra (mé­di­co in­dia­no au­tor de vá­rios li­vros).

Vo­cê se con­si­de­ra uma pes­soa fe­liz?

Ex­tre­ma­men­te fe­liz. Te­nho 50 anos, com ca­ra de 36. Quan­do ti­nha 36, ti­nha ca­ra de 50.  Ho­je, não en­tro mais em um even­to que não me tra­ga con­for­to. O des­con­for­to faz a gen­te so­frer e a pe­le en­ru­gar. En­ve­lhe­ce.

Que ou­tras con­quis­tas vo­cê tem em men­te?

Ser ami­go dos meus fi­lhos. Por­que mãe e pai só va­lem pa­ra os fi­lhos até os 14, 15 anos. Se for ami­go de­les, vou po­der compar­ti­lhar uma vi­da in­tei­ra. Tam­bém que­ro fa­zer alian­ças com ins­ti­tui­ções que en­ten­dam de pes­soas, de psi­co­lo­gia, de pe­da­go­gia. Con­se­gui tro­car a ca­rên­cia, que to­dos nós te­mos, de ser al­guém em for­ma de ci­frão. No mais, tro­quei os ci­frões por neu­rô­nios. Sou re­co­nhe­ci­do co­mo uma pes­soa in­te­li­gen­te e com­pe­ten­te. Es­sa é uma con­quis­ta aca­dê­mi­ca e pro­fis­sio­nal.

Por que acha que o so­fri­men­to ain­da im­pe­ra nas re­la­ções hu­ma­nas?

Mui­tas pes­soas não es­tão pre­pa­ra­das pa­ra no­vas es­co­lhas. Nem acei­tam ma­nei­ras di­fe­ren­tes de pen­sar. Por is­so, pre­ci­sam do alen­to, do so­fri­men­to do ou­tro pa­ra que o pró­prio so­fri­men­to de­las va­lha a pe­na.

O TE­vEP tam­bém po­de ser útil para cui­dar­mos me­lhor do meio am­bien­te?

Além de ser uma fer­ra­men­ta de cons­cien­ti­za­ção, é efi­cá­cia e efi­ciên­cia. Apren­der a usar me­lhor os re­cur­sos na­tu­rais, por­tan­to, fi­ca mais fá­cil. Qual­quer pes­soa que apren­de a la­var me­lhor um co­po, gas­tan­do me­nos água, por exem­plo, es­tá con­tri­buin­do com o meio am­bien­te. Vo­cê pen­sa maior e me­lhor. Au­to­ma­ti­ca­men­te, é sus­ten­tá­vel.

Que di­fe­ren­ça há en­tre o Sha­na de on­tem e o de ho­je?

A es­pi­ri­tua­li­da­de. Ho­je, sou ou­tra pes­soa. O TE­vEP mu­dou por com­ple­to a mi­nha vi­da. Não en­fren­to me­nos pro­ble­mas que ou­tras pes­soas. Ape­nas apren­di a li­dar me­lhor com eles e com a vi­da. E con­si­de­ro um pri­vi­lé­gio en­si­nar as pes­soas a en­con­tra­rem também os seus ei­xos.

Tem uma men­sa­gem pa­ra os nos­sos lei­to­res?

Com ou sem TE­vEP, con­ver­se. Com­par­ti­lhe seus sen­ti­men­tos, seus des­con­for­tos. E, mes­mo nu­ma si­tua­ção de caos com ou­tra pes­soa, se­ja ela quem for, crie um mun­do de con­for­to à sua vol­ta. A água só é cris­ta­li­na cor­ren­do. Se ela pa­rar, apo­dre­ce e atro­fia.

Eduardo Shana - Publicitário e especialista em Gestão Organizacional, Qualidade Total e Planejamento


 


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