WWF promove curso sobre plantas medicinais do Cerrado em Minas Gerais

Entre quarta e sexta-feira (5 a 7), ONG realizará a oficina em Januária
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Saúde e Meio Ambiente
Publicado em: 03/06/2019

Uma das principais Organizações Não Governamentais (ONGs) relacionadas ao meio ambiente do mundo, a WWF promoverá uma oficina em Januária, no Norte de Minas Gerais, entre estas quarta e sexta-feira (5 a 7), com foco nos moradores da região rural do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. O local, sob forte influência do Cerrado, oferece diversas plantas medicinais.

Cerrado é um bioma rico em ervas medicinais (Foto: André Dib/WWF Brasil)
Cerrado é um bioma rico em ervas medicinais (Foto: André Dib/WWF Brasil)

É exatamente a relação entre a terra e a população que o curso da WWF tentará mostrar para os habitantes. Marcos Guião, especializado em plantas medicinais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e proprietário da Ervanaria Marcos Guião, será o responsável por ministrar as aulas.

Durante os três dias, o especialista vai orientar sobre princípios ativos das plantas e ensinará a identificar a erva com propriedade medicinal, além de como preparar chás, pomadas e xaropes.

“O Cerrado é um dos biomas mais antigos do planeta, por isso acredito que seja o que tem o maior número de espécies de uso medicinal. Costumo dizer que o Cerrado é a maior farmácia de plantas medicinais do Brasil”, disse Marcos Guião, à WWF Brasil.

A rica biodiversidade do Cerrado oferece raízes, cascas, óleos e folhas que são há séculos manipulados por seus povos indígenas e comunidades tradicionais para o tratamento e cura de enfermidades. A prática é passada de geração em geração.

Em 2009, um estudo da Universidade de Brasília (UnB) apontou 358 espécies nativas do Cerrado utilizadas pelas comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) para o tratamento e cura de deonças.

Serviço

Oficina “Plantas medicinais do Cerrado”

Local: SESC, Januária, Minas Gerais - Avenida Aeroporto, 250 - Aeroporto, Januária - MG, 39480-000

Data: 5 a 7 de junho de 2019


Postar comentário