Tênis 100% reciclável é lançado pela Adidas

Calçado deve ser comercializado a partir de 2021
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 30/04/2019

A Adidas anunciou neste mês de abril o lançamento do primeiro tênis 100% reciclável da marca: o FutureCraft.Loop. O calçado de corrida da empresa alemã, entretanto, deve ser comercializado a partir de 2021.

FutureCraft.Loop é feito somente por um material (Foto: Divulgação/Adidas)
FutureCraft.Loop é feito somente por um material (Foto: Divulgação/Adidas)

O slogan da marca é claro e diz que esse é o “primeiro tênis de corrida feito para ser refeito”. O calçado traz apenas um material em toda sua composição: o poliuretano (textura flexível e leve, similar à espuma) termoplástico (TPU), que reveste o sapato por inteiro, desde cadarço e língua até o solado. Para essa última área, inclusive, a Adidas escolheu um processo de tricô, moldagem e fusão limpa no lugar da cola.

É justamente essa característica que dá o caráter reciclável ao tênis. Não é necessário separar todos os componentes do calçado para criar um novo. Quando ele estiver necessitando de troca, o consumidor pode devolvê-lo à Adidas. A empresa alemã, por sua vez, irá lavar o sapato e moê-lo para compor um novo FutureCraft.Loop.

Por enquanto, a Adidas explicou que o tênis devolvido pelo consumidor pode compor apenas 10% de um novo modelo reciclável. Entretanto, ela prometeu que seguirá trabalhando para aumentar a produtividade dessa tecnologia. Na apresentação da novidade, Eric Liedtke, membro do conselho executivo da Adidas, comentou a respeito o pensamento da marca.

“O próximo passo é acabar com o conceito de desperdício inteiramente. Nosso sonho é que você possa continuar usando os mesmos calçados repetidas vezes”, disse Liedtke. O novo tênis ainda não tem um preço estimado.

O tênis 100% reciclável da Adidas partiu do projeto chamado FutureCraft, que apresenta inovação e sustentabilidade como ideias centrais. Antes do FutureCraft.Loop, a empresa já havia lançado em 2016 um tipo de calçado e camisas de clubes de futebol feitos de resíduos oceânicos.

Camisas de Bayern de Munique e Real Madrid produzidas a partir dos resíduos do oceano (Foto: Divulgação/Adidas)
Camisas de Bayern de Munique e Real Madrid produzidas a partir dos resíduos do oceano (Foto: Divulgação/Adidas)

Postar comentário