Reaproveitamento de rejeitos é tema de seminário em BH

Durante dois dias, especialistas do setor vão debater temas que visam ao fortalecimento do quesito sustentabilidade na atividade minerária em Minas

Mineração
Publicado em: 30/11/2018

O Governo de Minas Gerais amplia a discussão para aprimorar as políticas públicas voltadas ao setor da mineração no estado e realiza, nos dias 3 e 4 de dezembro, o seminário Reaproveitamento de Rejeitos da Mineração e Economia Circular. A programação terá início às 9h, no auditório do BDMG, na Rua da Bahia, 1600, Lourdes , em Belo Horizonte.

Durante os dois dias, especialistas do setor vão debater temas que visam ao fortalecimento do quesito sustentabilidade na atividade minerária em Minas. Serão quatro painéis de palestras: Políticas Públicas; Desaguamento de Rejeitos; Economia Circular na Indústria e na Mineração; Reaproveitamento de Rejeitos e Reaproveitamento de Rejeitos na Construção Civil.

A iniciativa de promover o seminário corrobora com o dever do poder público de fomentar alternativas à disposição do rejeito em infraestruturas de barragens, como preconiza a Lei 21.972/2016.

Além de representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), que vão tratar das ações e desafios do estado no incentivo ao reaproveitamento de rejeitos, o seminário vai reunir profissionais do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Mineração (ANM), do setor produtivo, da construção civil e da comunidade acadêmica.

Países asiáticos

O seminário é fruto da visita de uma comitiva do Sisema à China, em maio deste ano. Na ocasião, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Vieira, conheceu técnicas avançadas para o reaproveitamento dos rejeitos de mineração implementadas pelo país asiático, que tem alta produção desse tipo de material.

Em outra iniciativa, o secretário e técnicos da Feam estiveram na Holanda, no fim de 2017, e todo o conhecimento adquirido na visita foi compartilhado em Minas, durante a realização do I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens, em maio deste ano. O evento contou com a participação de especialistas e órgãos ambientais da Holanda, Portugal e do Chile.

Serviço:

Seminário Reaproveitamento de Rejeitos da Mineração e Economia Circular

Data/horário: 3 e 4 de dezembro (segunda e terça-feira), a partir das 9h

Local: Auditório do BDMG – Rua da Bahia, 1.600, Lourdes – Belo Horizonte/MG

Informações: www.feam.br

Foto: Divulgação Semad

Fonte: Agência Minas


Postar comentário