Rango Mania: aplicativo ensina crianças e jovens sobre alimentação saudável!

O jogo foi desenvolvido em parceria com o Movimento Coletivo e co-criado por adolescentes de quatro escolas públicas do país
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Saúde
Publicado em: 06/05/2019

O Rango Mania, aplicativo desenvolvido pelo Instituto Akatu, Movimento Coletivo e em co-criação com adolescentes de escolas públicas parceiras (EMEF João Domingues, EMEF 25 de Julho, CEA Anísio Teixeira e E.E. Profa. Clarinda Mendes de Aquino) tem como objetivo facilitar a alimentação saudável de jovens e crianças, por meio de experiências nutricionais mais conscientes e equilibradas em todas as regiões do país.

O app busca conscientizar esse público e mobilizá-los na adoção de melhores práticas na alimentação, usando a leitura dos rótulos como uma das fontes de informação. De acordo com a nutricionista e consultora do projeto Daniela Bicalho, “a inciativa conscientiza as crianças a optarem por alimentos in natura e minimamente processados, que devem ser a base para uma alimentação de qualidade”. A profissional destaca também que além da atuação da escola, o papel da família é fundamental, uma vez que é dentro de casa que surgem os primeiros hábitos alimentares, desde a compra até o preparo.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Segundo dados divulgados pelo Akatu, no Brasil, entre os adolescentes que frequentam escolas em municípios com mais de 100 mil habitantes, 24% estão com pressão arterial elevada e 25% estão com excesso de peso.

A educação alimentar é um tema que precisa ser discutido em toda a sociedade para buscar novas alternativas e combater o aumento do sobrepeso e da obesidade. Para garantir qualidade de vida a esses jovens, algumas medidas estão sendo adotadas pelas instituições de ensino: restrição e substituição dos refrigerantes e frituras por refeições com menos sal e açúcar.

Para a estudante Isabela Pereira, o Rango Mania impactou positivamente nos meus hábitos. “Aprendi muito sobre alimentação balanceada e até mudei algumas escolhas, porque entendo quais alimentos me fazem bem e quais não são tão bons quando consumidos em excesso”, afirma.

Bateu aquela fome? Veja como baixar o Rango Mania!

O app está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS. O jogo também foi incluído como atividade no currículo escolar por meio do Edukatu, rede de aprendizagem para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. Para mais informações, acesse: edukatu.org.br.

Foto: Nicole Gasparini
Foto: Nicole Gasparini

Postar comentário