Programa de reciclagem de vidro expande cobertura e chega a Brasília

Projeto de logística reversa realizado pela Diageo, em parceria com Heineken e outras empresas, passa a operar em 10 cidades no Brasil

Reciclagem
Publicado em: 09/08/2018

Idealizado pela Diageo, empresa no segmento de bebidas alcoólicas, o programa Glass is Good encontrou na implementação de uma solução de logística reversa programada uma maneira de juntar as pontas da indústria, serviços e consumo com os agentes envolvidos na reciclagem de vidro.

Há 8 anos em operação, o Glass is Good registra mais de 21 mil toneladas de vidro recicladas e inaugura nova operação em Brasília (DF), como parte da estratégia de expansão do programa.

A região centro-oeste foi definida como a praça-alvo para a ampliação do projeto em 2018 e, pelas características do DF, tais como nível de conscientização dos consumidores e expressividade de mercado para a Diageo, Brasília foi escolhida para receber as aplicações e estruturas do Glass is Good.

Para isso, foi feita parceria com uma rede de cooperativas e duas delas fornecem vidros para o projeto. No primeiro mês de atividades, foram coletadas mais de 70 toneladas de vidro, com a participação de cerca de 80 cooperados.

“Em muitas praças, o vidro ainda é tratado como rejeito, ou seja, um material que não pode ser recuperado. No entanto, o vidro pode ser reciclado infinitamente. A Diageo enxergou na região um grande potencial para a coleta e reciclagem, por isso aportamos o projeto que combina benefícios ambientais, ao evitar o descarte indevido das garrafas de vidro, e sociais, ao oferecer a oportunidade de geração de renda aos cooperados de Brasília”, afirma Daniela De Fiori, diretora de relações corporativas da Diageo Pub (Paraguai, Uruguai e Brasil).

O programa investirá em uma linha para trituração de vidro e a construção de uma central de beneficiamento (compactação dos cacos de vidro coletados para maior eficácia de logística) na Cooperativa Reciclando a Vida, além de maquinários e treinamentos de segurança.

Dez pontos de coleta de materiais recicláveis serão instalados no setor de bares e restaurantes de Brasília e, enquanto essas etapas estão em fase de estudo e implementação, os cacos de vidro coletados são transportados para São Paulo, diretamente para a fábrica da Owens Illinois.

O programa

O Glass is Good é uma iniciativa pioneira que contribui para a destinação adequada do vidro. Reúne fabricantes de bebidas alcoólicas do mundo: Diageo, Heinken, Pernod Ricard e Cia Müller. Também conta com parceria com 180 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, condomínios e empresas de eventos, nos quais o vidro é separado e coletado pelas cooperativas de reciclagem.

Em 2018, conquistou a marca de mais de 21 mil toneladas de vidro coletadas nas cidades em que atua no Brasil (São Paulo, Santana de Parnaíba, Campinas, Ribeirão Preto, Recife, Fortaleza, Natal, Belo Horizonte e Rio de Janeiro). O valor representa um montante de mais de 43 milhões de garrafas de 1L de vodka. Apenas no último ano fiscal da empresa (jul/17 a jun/18), foram coletadas 6 mil toneladas de vidro.

O material triturado pelas cooperativas é encaminhado à Owens-Illinois com 100% de aproveitamento na produção de novas embalagens de vidro. Além de contribuir para destinação adequada dos resíduos e movimentar toda a cadeia do setor, o programa oferece uma grande oportunidade para uma transformação cultural, já que a população não tem o hábito de encaminhar o vidro para a reciclagem.