Programa Compromisso com o Clima abre edital para selecionar projetos de sustentabilidade

Ao apoiar projetos socioambientais que geram créditos de carbono, empresas participantes do Programa desejam escalonar suas metas de compensação
Sustentabilidade
Publicado em: 24/04/2019

Estão abertas as inscrições para captação de projetos que reduzem e/ou removem a emissão de gases de efeito estufa do Programa Compromisso com o Clima. Os interessados precisam cadastrar gratuitamente até o dia 20 de maio.

O Programa Compromisso com o Clima tem como propósito unir forças no setor privado, a fim de escalonar as iniciativas de compensação de grandes empresas.

"Ao longo de mais de uma década como empresa Carbono Neutro, sabemos que é possível amplificar a efetividade das nossas ações se estivermos ao lado de parceiros com o mesmo objetivo”, disse Keyvan Macedo, gerente de Sustentabilidade da Natura.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Para realizar a compensação, as empresas selecionam projetos que geram créditos de carbono por suas atividades sustentáveis e inovadoras. São propostas variadas, que podem atuar com agricultura sustentável, fontes renováveis de energia, substituição de combustíveis fósseis, manejo de resíduos, entre outros.

Os projetos serão cadastrados na Plataforma Ekos Social e, tanto a seleção quanto a avaliação, são feitas pelo Instituto Ekos Brasil, parceiro desde a primeira edição do Programa.

“Trazer outras empresas para protagonizar os esforços rumo a uma economia mais verde, inclusiva e sustentável nos motiva ainda mais. Acreditamos que esta é uma preocupação de toda a sociedade e convidamos outras empresas e setores a conhecerem a iniciativa e seguir conosco”, reflete Luciana Nicola, superintendente de sustentabilidade e negócios inclusivos do Itaú Unibanco.

Quem pode participar

Projetos localizados no Brasil e serem submetidos por pessoas jurídicas;

Enquadrar nos padrões de certificação do mercado de carbono;

Desenvolva ações em alguma das áreas:

Energia: fontes renováveis de energia e eficiência energética.

Manejo de resíduos: destinação adequada e/ou o uso alternativo de resíduos.

Agricultura, floresta e uso do solo: conservação florestal, reflorestamento e agricultura sustentável.

Outros tipos: projetos de fogões eficientes, troca de combustível e de purificadores de água.

Como se inscrever

Se o seu projeto atende a esses quesitos – confira o edital – é bem fácil participar do programa. Basta acessar a Plataforma Ekos Social, preencher o cadastro inicial, a ficha de inscrição e enviar o projeto para avaliação. Os resultados serão divulgados diretamente na plataforma.


Postar comentário