Poluição do ar: Estudantes criam aplicativo que monitora a qualidade e tempo real

Ferramenta coleta dados para medir a qualidade do ar foi selecionada como finalista do programa Campus Mobile
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Saúde
Publicado em: 30/04/2019

Com piora da poluição do ar, principalmente em grandes centros urbanos, a população tem ficado preocupada com a exposição prolongada a poluentes. De acordo com relatório publicado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez pessoas respiram em ambiente contaminado no mundo e só no Brasil especialistas afirmam que podem ocorrer até 50 mil mortes por ano.

Com o objetivo de melhorar a saúde da população e ao mesmo tempo aliar as práticas por um mundo mais sustentável, três estudantes desenvolveram dispositivo capaz de monitorar a qualidade do ar conectado a smartphones. Essa solução permite acompanhar em tempo real a qualidade do bem essencial para a nossa sobrevivência.

Idealizado por Henrique Miranda, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Gabriel Barros, da Universidade Federal de Campina Grande, e David Luna, do Centro Universitário Maurício de Nassau, o aplicativo utiliza sensores capazes de identificar a temperatura, umidade e a concentração de gases no ambiente, assim indica quais são os possíveis efeitos prejudiciais à saúde, que serão informados para os usuários que baixarem a ferramenta no smartphone.

Para Henrique Miranda, a proposta visa conscientizar os gestores públicos e as empresas sobre os efeitos da baixa qualidade do ar para a população. “Podemos incentivar mudanças de hábito para alcançar um ambiente mais puro e com menos danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente”, destaca.

Relatório publicado em 2018 pela OMS revela: nove em cada dez pessoas respiram ar contaminado no mundo. Foto: Domínio Público
Relatório publicado em 2018 pela OMS revela: nove em cada dez pessoas respiram ar contaminado no mundo. Foto: Domínio Público

Viagem ao polo tecnológico

O app está concorrendo na categoria Smart Cities do Campus Mobile! Na sétima edição, o Campus Mobile é um concurso que reúne ideias e soluções para telefonia móvel do Instituto NET Claro Embratel, em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O projeto incentiva a formação de novos talentos do ensino técnico e universitário para atuação no mercado de conteúdos e novos serviços de telefonia.

Os vencedores serão premiados pelo Instituto NET Claro Embratel com uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), região que concentra grandes multinacionais para e vão participar de uma imersão nas principais empresas de tecnologia, como Google, Facebook, Twitter e até mesmo a Universidade de Stanford, para finalizarem os projetos. O resultado será divulgado no dia 6 de maio.

Foto: Domínio Púlico
Foto: Domínio Público


Postar comentário