Outubro Rosa Pet: campanha alerta para prevenção em animais

Cães e gatos podem desenvolver doenças semelhantes às observadas no ser humano

Da Redação / Ecológico - redacao@revistaecologico.com.br
PET
Publicado em: 24/10/2018

Quando o assunto é câncer de mama, os números comprovam que prevenção e diagnóstico precoce são essenciais para cura ou melhora na qualidade de vida. E o que vale para nós, segundo especialistas, é também fundamental para os animais. Por isso, é realizada este ano a quinta edição da “Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama em Animais de Companhia”. Estão previstas atividades em diversas cidades do país, inclusive em Belo Horizonte e Betim, na Região Metropolitana de BH (RMBH).

No próximo sábado (27/10), instituições de ensino superior vão abrir as portas e ocupar espaços públicos para orientar os tutores dos animais. A UFMG e a PUC Minas participam da iniciativa em Minas. Profissionais e alunos das duas universidade vão realizar exames preventivos gratuitos nos animais e distribuir brindes e material informativo sobre a doença. A ação também foi abraçada pela vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai, que divulga a campanha ao lado das cadelas Branquinha e Tatá.

Quem ama os animais não pode deixar essa oportunidade de lado. Segundo dados obtidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária em uma rede privada de hospitais veterinários, os tumores de mama correspondem a 52% dos casos de câncer em cadelas e 17% em gatas. Esses índices reforçam a importância dos exames periódicos. Com o tratamento precoce, as chances de cura aumentam 90%.

Sábado de prevenção

Em Betim, na RMBH, o campus da PUC Minas abre as portas das 9h às 12h para o atendimento a cadelas e gatas no Centro de Estudos em Clínica e Cirurgia de Animais. Os alunos do curso de Medicina Veterinária vão distribuir material informativo aos tutores dos pets.

Em Belo Horizonte, também estão previstas ações. No campus da PUC na Praça da Liberdade, os estudantes realizarão o atendimento a gatas, além de tirarem dúvidas dos tutores com material informativo. Tudo ocorre das 9h às 16h. A Clínica Veterinária fica na rua Santa Rita Durão, 1.160, bairro Funcionários. Já o atendimento às cadelas será realizado na Praça Juscelino Kubitschek, na Avenida dos Bandeirantes, 240, bairro Sion.