Parque Primeiro de Maio é destaque em BH

Área em que corria esgoto a céu aberto se transformou, desde 2008, em espaço de convivência coletiva e lazer
Biodiversidade
Publicado em: 12/11/2018

Uma área de lazer e de preservação que é referência em Belo Horizonte no quesito recuperação de espaços degradados. Assim é o Parque Ecológico Primeiro de Maio, um símbolo de preservação ambiental e da importância de parcerias entre poder público e sociedade civil.

Com 33,7 mil m² de área verde, o parque auxilia no controle de enchentes e é um importante instrumento para o entretenimento e preservação ecológica, beneficiando diretamente mais de 3 mil moradores do bairro de mesmo nome, na região Norte da capital.

O que antes era uma área onde corria esgoto a céu aberto, com muito lixo acumulado e afetada pela ocupação desordenada, se tornou, desde 2008, em um importante espaço de convivência, lazer e prática de atividades físicas.

Localizado na Rua Joana D’Arc, 190, o parque é fruto de parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo previa o tratamento de fundos de vale e a recuperação ambiental em áreas de nascentes e recebeu R$ 5,9 milhões de investimento, incluindo a construção do espaço, intervenções, desapropriações e remoção de famílias.

Referência no projeto de revitalização de áreas, o parque recebe anualmente diversas turmas de alunos e profissionais de áreas como meio ambiente, biologia, arquitetura e geografia. Diversos grupos também usam o espaço para a promoção da saúde, da arte e do conhecimento.

Biodiversidade

Nove nascentes são protegidas pelo parque, mas apenas cinco podem ser vistas pelo público. Aproximadamente 30 espécies de árvores estão distribuídas por toda área, entre elas pau-brasil, pau-ferro, ipês, pata de vaca, sibipiruna e quaresmeira. Vale destacar, ainda, espécies frutíferas, como amoreira e cajá-manga. A fauna também é diversificada. Há tartarugas, peixes, preás e micos, além de aves como pica-pau e o biguá.


Serviço:

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18h

Localização: Rua Joana D’Arc, 190 – Bairro Primeiro de Maio

Informações: (31) 3277-6649

Entrada gratuita


Postar comentário