Jovens unidos pelo meio ambiente

Encontro em Brasília (DF) discutirá temas relacionados à juventude e à água. Meta é consolidar uma rede com 27 coletivos estaduais

Meio Ambiente
Publicado em: 13/09/2018

Representantes de 26 estados e do Distrito Federal participam até quinta-feira (13), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), do Encontro Nacional de Formação de Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente.

O evento é mais um desdobramento da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), promovida em junho pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Sumaré (SP), com o tema: "Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas".

O objetivo é estruturar grupos de jovens para contribuir na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os relacionados à juventude e à água. A meta é consolidar uma rede com 27 coletivos estaduais até 2020.

A condução dos trabalhos ficará a cargo do Departamento de Educação Ambiental do MMA; da empresa LiveLab e dos próprios jovens, que vão promover oficinas.

A ideia de realizar o encontro surgiu a partir da V CNIJMA, que contou com a contribuição de coletivos jovens de todo o país na facilitação dos trabalhos, com base no conceito “Jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra”.

Além de fortalecer esses coletivos, a CNIJMA promoveu a articulação entre as secretarias estaduais de Educação que, por sua vez, prepararam jovens de 11 a 14 anos para atuarem como mobilizadores de educação ambiental em suas escolas e comunidades.

Agenda mundial

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. É composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nessa agenda, estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo e mudança do clima, entre outros.

Clique aqui para obter mais detalhes.

Fonte: MMA