Irlanda é o segundo país a declarar emergência climática

Parlamento quer "melhorar a resposta ao problema da perda de biodiversidade"
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 13/05/2019

Depois de um anúncio semelhante feito pelo parlamento britânico, a Irlanda tornou-se o segundo país do mundo a declarar estado de emergência climática e de biodiversidade. Políticos irlandeses alertam, porém, sobre a necessidade de apoiar as declarações com ações concretas.

Pixabay
Pixabay

O governo de Dublin anunciou na última sexta-feira (10) que nas próximas semanas publicará um plano de ação em setores como "aquecimento, transporte, indústria e agricultura, para intensificar a resposta às mudanças climáticas e reduzir as emissões" de gases de efeito estufa.

O parlamento aprovou na noite anterior, por consenso, um texto que declara a "emergência climática" e pede "melhorar a resposta ao problema da perda de biodiversidade".

"Já temos o apoio de todas as partes para declarar uma emergência no clima e na biodiversidade", felicitou no Twitter Hildegarde Naughton, deputada do governo Fine Gael e presidente do comitê de ação climática no parlamento.

Para além das fronteiras irlandesas, esta declaração foi recebida com entusiasmo por Thunberg, a adolescente sueca transformada num ícone da luta contra as mudanças climáticas.

Fonte: Infoclima e AFP


Postar comentário