Inverno: 6 dicas para manter a alimentação saudável

Sopas, chás e frutas são ideais para consumir na estação mais fria do ano
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Saúde
Publicado em: 11/07/2019

A estação mais fria do ano chegou! E com ela uma grande oportunidade de variar o cardápio do dia a dia. São muitas opções de sopas, caldos e bebidas quentes, que entram com mais frequência na dieta de algumas pessoas. Mas o inverno também precisa de alguns cuidados principalmente com a alimentação.

O organismo precisa aumentar o nível de energia para manter a temperatura corporal e isso faz com que aumente o consumo por refeições mais calóricas. A nutricionista Ellen D’Arc da Bio Mundo explica que os possíveis problemas causados pelos excessos podem trazer. “Nesse período é importante redobrar a atenção com o que comemos. Ficamos predispostos a cometer exageros e também vulneráveis à algumas doenças. Manter uma alimentação correta será um bom aliado para evitar esses problemas”, comenta a nutricionista.

Continue a leitura e veja seis dicas para continuar com alimentação equilibrada no inverno!

1 - Aproveite para variar nas sopas

Caldos e sopas são pratos bastantes consumidos no inverno e ótimas opções para incluir no cardápio do dia-a-dia. São nutritivos e excelentes aliados da saúde quando bem preparados. “O uso de produtos integrais ajuda aumentar a sensação de saciedade, por causa das fibras. Além disso, é aconselhado combinar vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva”, esclarece a especialista.

2 - Consuma gorduras boas durante as refeições

Um excelente item para incluir naquelas refeições rápidas do dia são as oleaginosas. As sementes são ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom. De acordo com a nutricionista, “por serem práticas vão ajudar a diminuir o consumo de doces e de salgadinhos que aumentam o nível do colesterol ruim”.

A dica é usar os grãos como a chia e linhaça nas saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos deixando a comida mais nutritiva.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

3 - Frutas da estação

Para as refeições intermediárias entre almoço ou jantar, a especialista sugere o consumo de frutas da estação. “Uma boa alternativa é optar por frutas secas e cristalizadas, elas são mais práticas para carregar e não vão deixar você perder os nutrientes e as vitaminas que elas oferecem”.

4 – Hidrate-se

Já percebeu que com o clima frio a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão? Mas isso não quer dizer que no inverno diminui a necessidade de se manter hidratado.

É importante reforçar que em qualquer época do ano, o consumo de água é importante para o nosso organismo. Além de regular a temperatura corporal, ajuda no processo de digestão e em muitas outras funções do corpo humano.

5 - As bebidas são aliadas no inverno

Esse é um período para aproveitar e beber chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que contém vitamina C, mas Ellen D’Arc alerta sobre o uso do açúcar, principalmente o refinado. “Algumas dessas bebidas podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, por serem ricas em vitaminas e nutrientes. Mas é importante ficar atento na hora de adoçar e não cometer exageros, uma boa opção é o uso do açúcar de coco ou mascavo”.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

6 - Substitua alguns alimentos

A nutricionista sugere a troca de alimentos comuns por integrais. Eles são ricos em fibras e promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol. Também prolonga a sensação de saciedade.

“Investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma dica valiosa para manter a saúde e o bem-estar em dia no inverno. Substituir alguns alimentos vão ajudar no dia a dia, como por exemplo, escolher uma massa integral quando bater aquela vontade de uma macarronada, ou optar pelos chocolates mais amargos ou alfarroba, um excelente substituto para o doce”, completa Ellen.


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