Bons hábitos alimentares ajudam a evitar problemas digestivos

Nutricionista explica como alguns costumes podem prejudicar ou beneficiar a saúde
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Saúde
Publicado em: 08/07/2019

O tempo para fazer uma boa refeição está cada vez mais comprometido pela correria do dia a dia. Constantemente encontramos pessoas reclamando de algum tipo de incômodo no estômago ou intestino, seja pelo consumo exagerou por maus hábitos na hora de comer. Esses comportamentos podem prejudicar a saúde a curto e a longo prazo.

Para evitar problemas digestivos e a prevenir doenças no futuro, a nutricionista Ellen D’arc da Bio Mundo explica que mudar alguns hábitos alimentares na rotina pode tornar a vida mais saudável. “A nutrição caracteriza uma sequência de processos do organismo que englobam: ingestão do alimento, digestão, absorção dos nutrientes, metabolismo e excreção. O sistema digestivo é complexo, cada órgão funciona para extrair a maior quantidade de nutrientes do alimento para o corpo. Por esse motivo, é importante manter longe alguns maus hábitos na hora das refeições, como comer rápido, não mastigar direito, pular refeições, entre outros”, comenta.

Aproveite a refeição

Se tornou comum “engolir” os alimentos para conseguir cumprir com todas as tarefas do dia. Por isso, algumas pessoas desenvolvem o péssimo hábito de mastigar pouco e comer rápido, sem saber o papel fundamental deles para se ter uma boa digestão. Essa prática pode causar distensão abdominal (aumento no volume do abdômen), resultado do acúmulo de gases ou líquidos no intestino. “A mastigação é importante para facilitar a ação de enzimas digestivas do estômago e pâncreas. Após a refeição, a circulação sanguínea diminui no cérebro e nas outras partes do corpo, concentrando-se no estômago, para a digestão e absorção dos alimentos”, explica a nutricionista.

Não pule as refeições

Como se não fosse preocupante comer rápido demais, em alguns casos, a própria refeição é deixada de lado. De acordo com a nutricionista, existem grandes problemas em ficar um longo período sem se alimentar. O primeiro é que pode agravar os sintomas de incômodo de pessoas que já possuem problemas digestivos, como gastrite e úlceras. Pular refeições pode provocar falta de açúcar no sangue e o surgimento de sintomas como fraqueza, tontura e mal-estar.

Outro problema é ficar refém de uma fome repentina e exagerar no consumo. O excesso vai sobrecarregar o sistema digestivo e aumentar a sensação de desconforto. A recomendação para esses problemas é se alimentar durante os intervalos, apostando na variedade e na qualidade dos alimentos.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Hidrate-se

Manter o corpo hidratado é essencial para o funcionamento de todo o organismo, e isso não é diferente para o sistema digestivo. A água ajuda no funcionamento intestinal, na digestão e pode evitar complicações como gases, diarreia, barriga inchada e a prisão de ventre.

Evite bebidas na hora da refeição

Apesar da hidratação ser importante para o organismo, ingerir líquidos durante as refeições não é recomendado e pode prejudicar a digestão e a absorção correta de nutrientes e gerar problemas estomacais (gases e flatulências). “O ideal é beber uns 30 minutos antes ou depois de consumir o alimento”, alerta a nutricionista.

Consumo exagerado de alguns alimentos

As frituras e os carboidratos podem ser um grande problema, por terem uma digestão mais lenta, causam a sensação de incômodo no estômago e intestino. A nutricionista orienta consumir esses alimentos moderadamente e optar pelos integrais, que possuem grande concentração de fibras e vão auxiliar na digestão.

Caso o incômodo digestivo continue, mesmo com a correção desses maus hábitos, Ellen orienta a procura de um especialista da área. “O profissional da saúde vai saber identificar a real causa dos problemas digestivos, seja algum tipo de intolerância alimentar ou outra doença”, comenta.

Foto: Domínio Público
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