Frutas vermelhas: Tudo o que você precisa saber

Conheça as propriedades desses alimentos e elenca as vantagens de inclui-los na dieta
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Saúde
Publicado em: 03/05/2019

O consumo de frutas é essencial para uma vida mais saudável. Acrescentar esses alimentos na dieta é importante para a manutenção do nosso corpo, segundo a Organização Mundial as Saúde. A OMS indica a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas ou hortaliças.

Aqui no Brasil, de acordo com dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017) a frequência de consumo regular dos adultos em relação as frutas e hortaliças foi de 42,5%, sendo menor em homens (35,8%) do que em mulheres (47,8%). Para ambos, a quantidade aumentou com a idade. Já para os crianças e adolescente com 12 ou mais anos o índice é mais alto.

Neste post vamos falar sobre “berries”:amora, morango, framboesa, mirtilo e cereja. Além dos tons avermelhados e o sabor marcante, elas têm em comum algumas propriedades nutritivas como vitaminas, minerais e fitoquímicos, que cumprem funções antioxidantes no organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

Morangos. Foto: Domínio Público
Morangos. Foto: Domínio Público

Essas frutas podem fazer parte das refeições por meio de receitas, sucos, geleias ou in natura, trazendo praticidade para o dia a dia.

A nutricionista e consultora da Superbom Cyntia Maureen listou cinco benefícios das frutas vermelhas:

  1. Auxilia na visão

Por terem grandes quantidades de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, são aliadas à saúde dos olhos, melhorando a capacidade visual diurna e noturna.

  1. Possui função anticancerígena e desintoxicante

Essas frutas são ricas em antocianinas, substância responsável pela coloração avermelhada/arroxeada desses alimentos, que combatem a inflamação e a ação dos radicais livres, sendo, portanto, anticancerígenas e antioxidantes. “Elas proporcionam maior proteção aos órgãos e aos tecidos do corpo, retardando a temida ação do tempo sobre todas as células, como as da pele, por exemplo“, destaca Cynthia.

  1. Alto teor em fibras

A grande quantidade de fibras presente nas “berries” é ótima para quem procura melhorar o trabalho do sistema digestório. Para a nutricionista “é bom lembrar que além de beneficiar o intestino, as fibras são importantes para reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue”.

Framboesas. Foto: Domínio Público
Framboesas. Foto: Domínio Público
  1. Aumentam a saciedade

Mais uma vez as fibras desses alimentos caem no gosto de quem quer ficar em dia com o peso. A alta quantidade da substância nas frutas dá uma sensação de maior saciedade quando elas são ingeridas, diminuindo a vontade por doces durante os intervalos das principais refeições.

  1. Combatem a anemia

Frutas desse grupo quando consumidas com algum alimento rico em ferro, auxiliam e promovem uma maior absorção do mineral no organismo. “Por apresentarem boa quantidade de vitamina C, facilita a assimilação do ferro no corpo e ajuda principalmente as pessoas que tem anemia ou quer evitar a doença”, conclui.


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