Estudantes sobem em bloco de gelo e amarram corda no pescoço como alerta ao aquecimento global

Ato ocorreu na cidade de Colônia, na Alemanha, durante um dia ensolarado
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 12/07/2019

Três estudantes da Ecosign, escola alemã de design com foco no design sustentável, realizaram um protesto no último sábado (6), na cidade de Colônia, na Alemanha. Para simbolizar os riscos do aquecimento global, eles subiram em blocos de gelo e amarram uma corda no pescoço, tudo isso em meio a uma praça.

Estudantes sobre o gelo no meio de uma praça alemã (Foto: Divulgação/Extinction Rebellion Nederland)
Estudantes sobre o gelo no meio de uma praça alemã (Foto: Divulgação/Extinction Rebellion Nederland)

Atualmente, as temperaturas médias globais de superfície são as maiores dos últimos cinco séculos. Na média, houve um aumento de cerca de 0,74ºC, nos últimos 100 anos.

Caso não se atue neste aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda neste século, um clima bastante incomum. Ele pode apresentar aumento da temperatura entre 2ºC a 5,8°C, segundo o quarto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007.

Esse relatório, que compila os estudos sobre base científica da mudança do clima, considera o aquecimento global um fenômeno evidente e, muito provavelmente, causado pelas atividades humanas. Devido a isso, estima-se que as camadas de gelo da Antártica está derretendo seis vezes mais rápido do que há 40 anos, com volume de 252 bilhões de toneladas por ano. Essa é a analogia do protesto dos estudantes de Colônia.

Por outro lado, existem teorias de que o aquecimento global nada mais é que um processo natural do planeta Terra. Além disso, as ações dos seres humanos não impactariam diretamente na temperatura da superfície.


Postar comentário