Embalagem de iogurte da Olimpíada de 1976, no Canadá, é encontrado em praia da Espanha

Produto teria sido servido somente para os atletas que participaram daqueles Jogos Olímpicos
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 14/01/2020

Você já perdeu algo e, 44 anos depois, conseguiu encontrá-lo? Difícil, mas não impossível. E é o que aconteceu em uma praia na Espanha, na cidade de Denia. Foi encontrada uma embalagem de iogurte edição especial dos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, no Canadá. A descoberta aconteceu na última quarta-feira (8).

A embalagem plástica foi encontrada em ótimas condições. O iogurte teria sido servido a atletas que participaram daquela edição dos jogos. O artigo foi encontrado pela escritora e ambientalista espanhola Maite Mompó.

"Estava limpando a praia como costumo fazer e achei esse item. Recolhe muitas embalagem de iogurte, mas esse chamou minha atenção por causa da marca. A marca Yoplait desapareceu de supermercados da Espanha muito tempo atrás", disse Maite, de acordo com reportagem do 'Metro'. Verifiquei e descobri que foi em 2001. Olhei com mais cuidado e descobri que o pote era de 1976", contou.

Fato chamou a atenção para o perigo do lixo plástico (Foto: Maite Mompó)
Fato chamou a atenção para o perigo do lixo plástico (Foto: Maite Mompó)

A escritora criticou as políticas ambientais e refletiu sobre o cenário global. "Isso é ecocídio em nível planetário. O plástico não está apenas matando milhões de animais por ano, mas está também em nossa cadeia alimentar. Estudos demonstraram recentemente que 90% do nosso sal contém microplástico e a mesma proporção é encontrada na água potável".

Estima-se que no ano 2020 a produção de plástico terá aumentado 900% em relação a 1980. Aproximadamente 700 espécies marinhas, algumas em perigo de extinção, são afetadas pelo lixo plástico. Estimativas também apontam que, em 2050, o volume de plástico nos oceanos ultrapasse o de peixes.


Postar comentário