5 dicas para cultivar e preservar os jardins no verão

Adubar a terra e retirar resíduos são algumas das dicas
Jardim
Publicado em: 08/02/2019

O verão é uma boa época para cultivar plantas e flores. Muitas empresas, hospitais e condomínios possuem jardins com arranjos que chamam a atenção de quem passa. Para manter a beleza, é preciso tomar alguns cuidados diários, que vão além de regar com água e expor à luz solar.

"Os jardins ficam expostos aos acontecimentos do verão, como calor e também as fortes chuvas, sem falar na quantidade de insetos que dobra nessa época do ano. Por isso, a atenção deve ser maior para manter um jardim bonito e sadio", comenta Maura Souza, gerente de operações da Gocil Segurança e Serviços.

Para não ter seu jardim prejudicado nesta estação, a especialista reuniu cinco dicas para aplicar facilmente no dia a dia:

1- Regue sem exageros

Quando pensamos em cuidados com plantas e flores, a primeira coisa que vem à nossa mente é que elas precisam de água. Mas não é bem assim: elas precisam da dose certa. Por isso, não exagere na quantidade e nem encharque a terra. Para saber qual é o momento certo de regar o seu jardim, basta pegar um palito e mexer na terra, se estiver úmida, quase seca, é hora de molhar um pouquinho.

2- Adube a terra

Adubar a terra é fundamental para o crescimento das plantas, por isso faça uso de adubos com ótimas fontes de nutrientes. Existem alguns que são vendidos em casas de produtos naturais. Caso opte pelos orgânicos, dê preferência para as pequenas quantidades de cascas, elas não causam sujeira e não dão a impressão de desordem no seu jardim.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

3- Retire galhos secos e plantas mortas

Aqueles galhos que se perdem e as folhas mortas devem ser retirados do seu jardim, eles podem impedir o crescimento de outras mudas. Você pode reaproveitar o que se perdeu de diversas formas. A mais comum é o artesanato.

4- Mantenha os vasos e ferramentas limpos

Tesouras enferrujadas, pás sujas e vasos rachados podem comprometer a saúde de suas plantas, por isso mantenha essas ferramentas em bom estado e troque-as periodicamente. Os cuidados com o seu jardim também dependem delas. No caso dos vasos, dê preferência para os de barro.

5- Contrate um especialista

A ajuda de um especialista na hora de arquitetar um jardim é imprescindível. Aspectos como localização, estado da terra e alcance do sol, devem ser considerados. Assim, o seu jardim será bonito e encantará seus visitantes. Nesse ponto, a contratação de um jardineiro ou paisagista poderá ser útil na elaboração e implementação do projeto.

Alguns procedimentos extras:

• Faça uso de bons produtos para jardinagem, como pulverizador, inseticidas e fertilizantes.

• Sempre que possível, utilize água gaseificada para regar as plantas, pois elas não possuem cloro como a da torneira.

• Forre a superfície da terra com pedriscos para proteger a raiz e o caule das plantas do seu jardim.


Postar comentário