Deus e a tragédia em Brumadinho

 Letícia Vieira Reinhardt
Espaço Aberto
Publicado em: 13/04/2019

Diante desse mar de lama que assolou o distrito do Córrego do Feijão, vitimando várias pessoas, animais, árvores e o rio Paraopeba, nos veem a necessidade de falar de Deus nesse momento tão difícil. Ele que está em tudo: no pássaro que canta, na planta que floresce, na criança que brinca. Não poderia ter Ele evitado este trágico acontecimento? Em primeiro lugar, precisamos entender que nada acontece por acaso e há permissão de Deus em tudo.

Há três anos aconteceu o rompimento da barragem em Mariana e nenhuma providência humana foi tomada, o meio ambiente não foi restaurado, o Rio Doce não foi despoluído e as vítimas não foram ressarcidas. E agora a cena se repete e mais uma vez: a ganância do homem em lucrar mais e mais o impede de respeitar a vida natural e a humana. O que estamos vendo nessas empresas de Mineração é uma agressão descomunal à criação de Deus e Ele vê tudo do alto e mesmo triste em perceber o que o homem se tornou, confia na sua regeneração e na mudança que pode ocorrer diante dos seus erros.

Foto: Domínio Público

É necessário nos conscientizarmos da importância da natureza para todos nós, ela é primordial para a vida no planeta. É preciso que ela esteja em harmonia para vivermos bem, termos água em abundância. É importante ter em mente que os animais têm o mesmo direito que nós à vida. Não somos superiores. Mas o que estamos vendo é o desmatamento da nossa Amazônia, poluição dos nossos rios, matança de animais e isso acontece no mundo inteiro. O aquecimento global que muitos acham bobagem está acabando com as placas de gelo, colocando ursos polares nos ambientes urbanos em busca de comida. Esperamos que com esta brutal tragédia os homens se corrijam, passem a explorar a natureza de forma sustentável, acabem de uma vez por todas com as barragens a montante e passem a construir barragens a seco, estas sim com risco zero ao meio ambiente.

Em Brumadinho, apesar de tanta dor que acomete a todos, o sol continua surgindo no horizonte todas as manhãs para nos mostrar a presença de Deus em todo lugar. Ele, como Pai, sempre nos dá a chance de melhorarmos e aprendermos o verdadeiro sentido da vida.

* Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais


Postar comentário