Econectado

Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Econectado
Edição 119 - Publicado em: 17/09/2019

Ecolinks

Remat

Já pensou em comprar e vender materiais de construção usados (portas, janelas e até telhas) com preços acessíveis e ainda contribuir para a conservação do meio ambiente? Então, se liga na novidade! Alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criaram um brechó que promete dar aquela ajudinha para encontrar objetos de reúso para a sua reforma. E, com isso, incentiva essa prática que aumenta a vida útil e ainda diminui a extração de recursos naturais. Além disso, pode representar uma economia significativa no orçamento familiar.

Como funciona? Por meio do site remat.eco.br é possível encontrar os produtos nas opções: doe, troque ou venda. A página não tem fins lucrativos e seu objetivo é intermediar o relacionamento entre vendedores e compradores. Os interessados devem se cadastrar, inserir as informações e, na sequência, os itens serão avaliados pelos estudantes.

Uma vida sem lixo

É possível viver sem produzir lixo? Sim! Em 2014, a designer Cristal Muniz decidiu passar o ano sem produzir qualquer tipo de detrito. A iniciativa foi tão impactante que ela criou o blog “Uma vida sem lixo”, no qual ensina várias dicas que podem ser adotadas diariamente, tanto em casa quanto no trabalho.

Os conteúdos são bem leves e didáticos. E incluem, por exemplo, dicas de como consumir alimentos sem embalagens, adotar técnicas de compostagem, limpar a casa usando apenas três ingredientes (vinagre, bicarbonato de sódio e sabão de coco), como planejar as compras e muito mais. Acesse: umavidasemlixo.com e faça parte desse movimento por um estilo de vida mais saudável e sustentável!

Mais lida

A reportagem de capa da edição 118, “Só Brasília não percebe a tragédia global”, foi a mais acessada em julho, no site da Revista Ecológico. A reportagem destaca a importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas, a polinização e a produção de alimentos. A repercussão foi tanta que o usuário Décio Souza compartilhou a matéria de capa em um grupo com mais de 6.900 pessoas. Para ler a reportagem na íntegra, acesse: bit.ly/abelhasagrotoxicos

Na Rede

#SouEcológico
Confira os conteúdos mais acessados em nosso portal:

Universo mágico dos insetos em BH

Exposição, acervo do Museu de Ciências Naturais e fotos detalhadas retrataram de forma lúdica e interativa a grande importância dos insetos no planeta.

Link: bit.ly/universoinsetos

Férias: Conheça 3 destinos na região Sudeste para curtir a natureza

O Sou Ecológico listou ótimas opções de áreas naturais que podem ser visitadas por pessoas de todas as idades.

Link: bit.ly/2MvnHRB

Iniciativa que recolhe tampinhas promove desafio para entidades assistenciais

Entidade que conseguir juntar o maior número de tampas de garrafa será premiada com uma bicicleta especial.

Link: bit.ly/recolhetampinhas

Inverno: 6 dicas para manter a alimentação saudável

Sopas, chás e frutas são ideais para consumir na estação mais fria do ano.

Link: bit.ly/2NlIXZC


Postar comentário