Vem aí... Prêmio Hugo Werneck 2019!

Prêmio Hugo Werneck
Edição 117 - Publicado em: 05/06/2019

Já estão abertas as inscrições para a 10ª edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, promovido pela Revista Ecológico. Este ano, a premiação terá a companhia da Fiemg como correalizadora, dada a inclusão de novas categorias, que abrangerão áreas políticas e institucionais de Minas e do país.

A parceria foi acertada entre o diretor da Revista Ecológico, Hiram Firmino, o presidente do Sistema Fiemg, Flávio Roscoe, e o Governo do Estado, por meio do secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Vieira. O tema deste ano, voltado para energia solar fotovoltaica, também tem a simpatia do governador Romeu Zema. Por meio da Cemig e da Siamig, ele tem incentivado a expansão de fazendas solares em quase todo o Norte de Minas, bem como a utilização da biomassa da cana-de-açúcar como fonte de energia renovável.

Minas é hoje o estado líder na produção de energia solar. E Belo Horizonte se tornou a capital com mais painéis fotovoltaicos instalados do país, tanto em indústrias quanto em residências, por conta da incidência de raios solares na maioria dos dias do ano. O Brasil todo, enfim, está bem na fita. A contribuição do país, em termos de energias renováveis, já ultrapassou as metas exigidas pelo Acordo de Paris, com a esperança de conter as mudanças climáticas.

Vincent van Gogh
Vincent van Gogh

A premiação irá homenagear ainda a obra ensolarada do pintor holandês Vincent Van Gogh. Ao contrário dos artistas de sua época, ele se recusou a criar uma visão pessoal da natureza. Mas, sim, buscou reproduzir, a seu modo, o que Deus criou perfeito e autossustentável: o sol, que se revela diariamente no meio ambiente terrestre, fazendo da nossa biosfera a única pulsante em todo o universo conhecido.

Literalmente enlouquecido com a luz do sol, o pintor holandês nunca vendeu um quadro em vida. Mas, hoje, uma das pinturas mais valiosas em todo o planeta é de sua autoria. E se chama, não à toa, “Os girassóis” – flores que crescem e se movem acompanhando o astro celeste.

Saiba mais: www.premiohugowerneck.com.br


Postar comentário