Brasileiros querem punição da Vale

Parte 5
Tragédia da Vale
Edição 115 - Publicado em: 20/02/2019

A maioria dos brasileiros deseja penas duras para a mineradora Vale e seus diretores após a tragédia socioambiental de Brumadinho. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Paraná de Pesquisas e divulgado pelo jornal “Estado de Minas” 65,7% da população é a favor de que a Vale perca licença para operar; enquanto 28% é contra. E 6,4% não souberam responder. O estudo pontuou mais: 63,4% das pessoas ouvidas classificam a Vale como a principal responsável pela catástrofe humanitária. Outras 21,3% colocam a maior culpa no governo de Minas, enquanto uma parcela de 10,4% acusa a União. Pouco mais de 1% analisa o desastre como um acidente.

Quanto aos executivos da Vale, 52,6% da população defende a prisão dos responsáveis. O afastamento e a determinação de multas são a menor punição para 24,2% das pessoas ouvidas. Para 13,3% delas, a justiça deveria congelar os bens do alto escalão da mineradora.

Foto: Nilmar Lage / Greenpeace
Foto: Nilmar Lage / Greenpeace

Mariana também

Os reflexos da tragédia de Mariana também entraram em debate: 91% dos brasileiros creem que o rompimento da barragem B1 da Mina do Córrego do Feijão poderia ter sido evitado se a Justiça tivesse punido a Samarco e suas controladoras, Vale e BHP, da maneira correta.

O Instituto Paraná de Pesquisas também revelou que 35,1% dos brasileiros são a favor da criação de uma empresa estatal para realizar todas as atividades minerárias no país. Outros 58,9% dos ouvidos vão na contramão, enquanto 6% não se posicionaram.

Para chegar a esses resultados, o Instituto ouviu 2.420 brasileiros, em 188 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. As entrevistas ocorreram entre 30 de janeiro e três de fevereiro. O levantamento foi feito on-line, com uma margem de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

A tragédia da Vale - Parte 1

Na rota da lama - Parte 2

"Barragens são seguras. Até que caem”- Parte 3

Minas das tragédias anunciadas - Parte 4

Abrindo as portas do sofrimento - Parte 6

Olhando o vermelho dos olhos - Parte 7

De volta ao pensamento Krenak - Parte 8

"As sirenes não tocaram..." - Parte 9

Mudanças em nome do amor - Parte 10

A abominação da desolação - Parte 11

Lamentos gerais - Parte 12


Postar comentário