Vem aí o... Prêmio Hugo Werneck 2018

“A Sustentabilidade na Floresta, no Campo e na Cidade - De Chico Mendes a Chico Bento” será o tema da nona edição da maior premiação ambiental do Brasil. O homenageado deste ano será o cartunista Mauricio de Sousa
Premiação Nacional
Edição 108 - Publicado em: 21/05/2018

Serão abertas às 8h do próximo domingo, 27/05, data em que se comemora o “Dia Nacional da Floresta Atlântica”, as inscrições e indicações para a nona edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”.

Sob o tema “A Sustentabilidade na Floresta, no Campo e na Cidade” – de Chico Mendes a Chico Bento”, o prêmio irá reconhecer projetos, instituições e personalidades que atuam e contribuem para reintegrar o homem à natureza, nos diversos ambientes em que vive, por meio do respeito e do conhecimento dos processos naturais que asseguram a sobrevivência da humanidade. E que podem garantir um futuro mais sustentável e com mais qualidade de vida para todos.

“A ideia de reunir em um mesmo tema a floresta, o campo e a cidade é uma oportunidade de identificar, incentivar e reconhecer ações e iniciativas ambientalmente responsáveis que preservem a natureza e possam ser replicadas nesses locais”, afirma o jornalista e ambientalista Hiram Firmino, coordenador da premiação.

Símbolos nacionais

Este ano, a preservação ambiental no Brasil estará representada no prêmio por dois símbolos nacionais, que coincidentemente têm o mesmo nome: o ambientalista Chico Mendes e o personagem em quadrinhos Chico Bento, criado por Mauricio de Sousa.

Em 2018 completam-se 30 anos da morte, por assassinato, do ambientalista e líder amazônico. Natural de Xapuri, no Acre, Francisco Alves Mendes Filho passou a infância e a juventude ao lado do pai, lutando a favor dos seringueiros da Amazônia, cuja subsistência dependia da preservação da floresta. Como a atividade extrativa na Amazônia era pautada por relações de exploração pelos grandes proprietários e invasores de terra, causando grande miséria na região, o sonho de Chico Mendes consistia em mudar esta realidade, buscar mais direitos para os trabalhadores e preservar, de maneira sustentável, a Floresta Amazônica. Seu trabalho ambiental e político em prol da natureza foi reconhecido pela ONU, em 1988, quando recebeu o “Prêmio Global 500”.

Chico Bento

Mais ecológico personagem de Mauricio de Sousa, Chico Bento é fruto das observações de seu criador sobre o homem do campo. Seu nome foi emprestado de um tio-avô do desenhista, que ele não chegou a conhecer. Chico Bento foi criado para incentivar os leitores a preservarem os nossos recursos naturais, com um olhar mais voltado à terra, num reflexo da sensibilidade para a causa ambiental que Mauricio demonstra desde criança. Em sua atual versão, voltada para os jovens, o personagem estuda agronomia e quer voltar ao campo para ajudar a resolver os problemas socioambientais da zona rural – uma questão que hoje já começa a se tornar realidade em todo o país.

Homenagem do ano

Meio ambiente é algo que sempre esteve associado à vida do cartunista Mauricio de Sousa, que será o grande homenageado do ano na solenidade de premiação, que será realizada em novembro próximo. Ele nasceu em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel (SP). Foi durante a infância em Mogi das Cruzes que Mauricio teve seu primeiro contato com a natureza. Adorava tomar banho de rio, desenhar e rabiscar cadernos escolares. Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para comerciantes da região. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e iniciou sua carreira como cartunista. Abordar a sustentabilidade nas revistas, vídeos e livros que edita para crianças e jovens foi um caminho natural para ele. A vocação para ensinar, orientar e informar, sempre de forma leve, ecológica e bem-humorada, colocou-o entre os mais admirados escritores e desenhistas do país e do mundo. E, portanto, o faz merecedor da homenagem que será realizada no “Prêmio Hugo Werneck” deste ano.

Como participar

As inscrições e indicações à edição 2018 do prêmio serão encerradas às 23h59 de 17 de agosto próximo. Elas devem ser feitas exclusivamente por meio do site www.premiohugowerneck.com.br, através do preenchimento completo do “Formulário de Inscrição” ou do “Formulário de Indicação”. Por isso, se você ou sua empresa desenvolvem um projeto ou iniciativa própria que atendam aos critérios do regulamento e cumpram a legislação socioambiental, não fique de fora: mostre seu exemplo para o Brasil e o mundo. Participe!

Fique por dentro

Em sua nona edição, o “Prêmio Hugo Werneck” se tornou uma referência nacional, de Minas para o Brasil. Acumula mais de 900 inscrições e indicações recebidas e 124 vencedores e homenageados. Parte integrante do calendário institucional, empresarial e político do país, visa reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa ambiental em todo o país.


Postar comentário