Presença de Anita

A fundadora da The Body Shop: "O mundo empresarial precisa encontrar a cordialidade e rejeitar o que é obsceno"

J.Sabiá - redacao@revistaecologico.com.br
Memória Iluminada
Edição 108 - Publicado em: 21/05/2018

Ela dizia que ninguém tinha a coragem de falar de empreendedorismo como sobrevivência e defendia que era exatamente ele que alimentava o pensamento criativo. Que fazer campanhas e bons negócios não era apenas se opor a práticas destrutivas ou abusivas dos direitos humanos. E, sim, apresentar soluções sustentáveis.

Ela foi visionária. No início da década de 1980, reconheceu a importância do meio ambiente e das pessoas para seu negócio. Em 1989, participou de um encontro de tribos indígenas na Amazônia, em Altamira (PA), para protestar contra um projeto hidrelétrico que inundaria milhares de hectares de floresta tropical. Foi uma das primeiras empresárias a investir em projetos para estimular as comunidades tradicionais a desenvolverem atividades de subsistência respeitando a natureza.

Como fundadora da The Body Shop, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, juntou forças com o Greenpeace e organizações internacionais em uma campanha contra a ExxonMobil. A gigante do petróleo se recusava a aceitar um vínculo direto entre a queima de combustíveis fósseis e o aquecimento global, virando as costas para alternativas renováveis como as energias solar e eólica.

Esta mulher, filantropa e mãe de duas meninas, também entrou na luta contra a caça às baleias, na década de 1980. Coletou mais de 4 milhões de assinaturas em suas lojas para defender o não uso de testes de cosméticos em animais. Fez doações a mais de 180 instituições de caridade em todo o mundo. Ela foi além: contribuiu para as mulheres se sentirem cada vez mais lindas.

Estamos falando de Anita Roddick, nascida em Littlehampton, Inglaterra. Filha de imigrantes italianos, viu crescer em si um forte sentimento de indignação frente às injustiças do mundo. E esse foi o grande incentivo para criar uma organização que fosse rentável e, ao mesmo tempo, contribuísse para transformar o mundo em um lugar melhor. Mesmo tendo sido comprada pela Natura, a The Body Shop sempre é citada como referência em sustentabilidade.

Anita Roddick faleceu aos 65 anos, vítima de uma hemorragia celebral, após complicações de uma hepatite C. Mas deixou um grande legado ao ser exemplo de como administrar uma empresa com foco nas relações humanas.

Relembre conosco, a seguir, algumas de suas frases mais célebres:

Viajar

“Eu não gostava de minha cidade. Ela era velha e chata. Eu queria viajar. Sempre que via um avião, eu ficava encantada, porque ninguém viajava quando eu era jovem. Recebi treinamento para ser professora. Mas, para mim, educação não era ir à escola ou à universidade. Era viajar. Viajei por todo o mundo durante três anos. Vivi na Polinésia, na África, no Japão, na China. Isso me deu muito conhecimento e compreensão da vida.”

Velhice

“A parte mais emocionante da minha vida é agora – a velhice. Quanto mais velho você fica, mas radical se torna.”

Honestidade x ganância

“Todas as grandes empresas hoje têm medo da nova linguagem dos negócios, porque estão totalmente voltadas para ganhar dinheiro para os acionistas. Quando você fala de alternativas – de ser honesto, transparente, aberto –, as pessoas perguntam: e como vamos ganhar dinheiro? Mas será que a única forma de ganhar dinheiro é sendo ganancioso?”

Revolução

“Fizemos coisas que nenhuma outra empresa faria. Chamamos índios caiapós, ativistas de direitos humanos e teólogos da libertação para conversar conosco. Permitíamos que nossos funcionários trabalhassem meio dia por semana em projetos voluntários. Para eles, a The Body Shop era um lugar onde podiam ter um trabalho, ser bem pagos e aprender sobre o mundo. Tudo na empresa era anárquico e revolucionário. Eu jamais me interessaria em ser parte de uma organização aborrecida, hierarquizada e gerida por homens que adotam um sistema militar.”

Esperança

“Independentemente do que você faça, seja diferente. Este foi o aviso que minha mãe me deu e eu não consigo pensar em um aviso melhor para um empreendedor. Se você for diferente, você se destacará.”

Transformação

“Não precisamos apenas mudar o sistema, temos de mudar a nós mesmos.”

“Precisamos redefinir o lucro passando a medir o progresso com base no desenvolvimento humano, e não no produto nacional.”

Cordialidade

“O mundo empresarial precisa reencontrar a cordialidade e rejeitar o que é obsceno, como são obscenas, por exemplo, as remunerações dos CEOs. No meu ponto de vista, pecado é demitir milhares de pessoas e aceitar em seguida um bônus de 100 milhões de dólares. Deveria ser incluída no léxico empresarial a palavra frugalidade. Faria bem às empresas na mesma proporção em que o esbanjamento faz mal.”

Espírito criativo

“Empreendedores odeiam hierarquia. Eles tentam destruí-la sempre que podem. Eles se irritam com planos de cinco anos, de um ano, qualquer plano. Eles não entendem por que essas coisas existem. Eles odeiam processos e todas as coisas de que os homens de negócios parecem gostar. Mas precisam dessas coisas. Precisam de um senso de propósito no negócio, de um plano, de descrições de cargos. Então, encontre alguém que faça essas coisas por você e mantenha o espírito criativo em ação. E apodere-se daquela que é a mais importante das ferramentas de liderança: a comunicação. Seja capaz de se comunicar com paixão, não apenas por meio de transparências aborrecidas que ninguém irá ler. Elimine essas coisas. Eu as odeio.”

Educação

“O que eu não gosto é do sistema de ensino, porque ele não mostra aos estudantes a realidade do ambiente de trabalho, ou seja, os viciados em drogas, os romances clandestinos, os dilemas humanos. Mas as pessoas com algo a dizer (e disposição para pôr em prática) serão sempre bem-vindas.”

Sustentabilidade

“As empresas têm o poder de fazer o bem. É por isso que a Declaração de Missão da The Body Shop se abre com o compromisso principal de dedicar nossos negócios à busca de mudanças sociais e ambientais. Usamos nossas lojas e nossos produtos para ajudar a defender os direitos humanos e a natureza.”

Legenda: “Se você pensa que é pequeno demais para ter qualquer impacto no mundo, tente dormir com um pernilongo no quarto.”