> Agenda

Agenda


Jun18

8:00 às 15:00

Serpentário

fotoEvento

Durante todo o ano, o Serpentário do Serviço de Animais Peçonhentos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) está aberto para visitação pública. Um passeio interessante para crianças e adultos, onde se conhece de pertinho cobras, serpentes e escorpiões encontrados no Brasil, especialmente em Minas Gerais. A visita é orientada, atraindo também estudantes do ensino fundamental, superior, empresas, companhias da polícia, agentes de prefeituras municipais e outros interessados. O visitante deve ter idade mínima de quatro anos. Aberto de terça a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 15h, o serpentário possui limite de entrada de cinco pessoas. Acima disso, recomenda-se o agendamento prévio pelo telefone (31) 3314-4760. A entrada é gratuita. Endereço: Rua Conde Pereira Carneiro, 80, Gameleira - Belo Horizonte (MG). Para mais informações, acesse aqui!

Jul31

7:30 às 17:00

IX CBUC

fotoEvento

Unidades de Conservação são fundamentais para o nosso planeta. Elas preservam e conservam a flora, a fauna, os recursos hídricos, ajudam a recuperar ecossistemas, são muito importantes para a saúde e bem-estar humano e, sobretudo, são as chances de manter pelo menos parte do nosso patrimônio natural preservado para as futuras gerações. A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza entende que a estratégia mais efetiva de conservação existente e, ao longo de seus 27 anos, tem empreendido esforços para fortalecer e consolidar as UCS do Brasil. Assim nasceu o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, uma história que em 2017 completou 20 anos. O evento reúne os principais especialistas do Brasil e do mundo em uma programação de três dias que propicia um espaço de inovação, tecnologia, sustentabilidade, diversidade e colaboração. Neste ano, acontece entre os dias 31/07 a2 de agosto no Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul em Florianópolis / SC. Os interessados em participar devem acessar o site do CBUC até 19 de julho! Após essa data, as inscrições serão aceitas somente no local, mediante disponibilidade de vagas.

Ago08

1:00 às 1:00

Curso Gaia Education BH 2018

fotoEvento

Articulado com o Global Action Programme da UNESCO, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU, o curso apresenta abordagem sistêmica prevendo conteúdos e vivências que incentivam e facilitam o design para sustentabilidade nas dimensões social, econômica, ecológica e cultural. Presente em 48 países, tem como base um currículo desenvolvido a partir de experiências de ecovilas ao redor do mundo, ao longo das últimas décadas. O curso se configura como educação para a vida comunitária, apresentando visões e práticas que incentivam a transição pessoal e coletiva para além da sustentabilidade, aplicáveis a projetos, empreendimentos, assentamentos, organizações da sociedade civil e comunidades rurais e urbanas. Oferece aos estudantes ferramentas que apoiam o seu desenvolvimento enquanto agentes de mudança em suas comunidades, bairros, cidades e biorregiões. No Brasil, o Gaia Education está presente desde 2006 e já foi realizado em 12 estados das cinco regiões brasileiras. Em Belo Horizonte, esta será a terceira edição do curso, sendo desenvolvida em parceria com a Escola da Serra e com a Yacarantã, comunidade de aprendizagem agroflorestal localizada na zona rural da Região Metropolitana. Data: de 08/08 a 25/11 (a cada mês, o módulo é realizado em uma semana) Para mais informações, acesse aqui.

Ago17

8:00 às 18:00

Conect - a conferência da fundamig

fotoEvento

Não obstante a todo trabalho realizado pelas Organizações Sociais nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Segurança e Meio Ambiente, com enorme impacto social, ambiental e econômico - girando mais de R$ 32 bilhões na economia e realizando mais de 161 milhões de atendimentos - enfrentamos diversos desafios ao desenvolvimento e melhoria de nossas organizações. Esses problemas se estendem a uma gama de aspectos, seja na prestação de contas e no entendimento dos órgãos de controle seja na forma de uso e aplicação das leis de incentivo e nas dúvidas dos impactos das leis e propostas de reformas, colocando em cheque a atuação das organizações. Por isso, a Federação Mineira das Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), em parceria com a Confederação Brasileira das Fundações (Cebraf), realizará a CONECT - Conferência da FUNDAMIG, sob o tema “Cenários para o futuro e seus impactos hoje para o Terceiro Setor”. O evento será realizado na Fundação Dom Cabral (Nova Lima-MG) em 17 de agosto próximo, das 08 às 18 horas, e abordará questões estratégicas, tendo como eixo central as imunidades tributárias versus a necessidade de certificações das entidades e outros desafios que impactam diretamente no dia a dia das organizações. O objetivo é buscar uma política não partidária atuante em favor da nossa sustentabilidade e da agenda positiva para o Terceiro Setor Brasileiro. Mais informações, acesse aqui!

Jul08

1:00 às 1:00

Curso para elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

fotoEvento

Estão abertas as inscrições para o curso online para elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMAs). A iniciativa faz parte do projeto “Fortalecendo os Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos PMMAs”, realizado pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) com apoio da ONU Meio Ambiente. Quatro turmas ainda estão com inscrições abertas - cada uma com 800 vagas - seguindo o cronograma a seguir: Turma 2: SP e RJ - de 08/06/18 à 20/08/18 Turma 3: PR, GO, MS e PI - de 27/07/18 a 09/10/18 Turma 4: BA, AL, SE, PE, PB, RN e CE - de 18/09/18 a 30/11/18 Turma 5: MG e ES - de 21/11/18 à 28/02/19 Para fazer sua inscrição, acesse aqui. Para mais informações, clique aqui!