> Notícias

Óleo de neem


font_add font_delete printer
Uma excelente opção orgânica para controle biológico do seu jardim!

Uma excelente opção orgânica para controle biológico do seu jardim!

29/06/2018

Fernanda Mann

Um dos mais utilizados controles biológicos naturais, o óleo de neem possui muitas outras possibilidades de uso, ainda pouco conhecidas. O neem (ou nim) é uma árvore de grande porte, nativa da Índia. Suas sementes, folhas e casca têm propriedades medicinais e terapêuticas. Seu óleo, subproduto biodegradável e não bioacumulativo, é inofensivo ao meio ambiente e aos animais de sangue quente, apresentando-se como excelente opção no controle de pragas, assim como para outros surpreendentes tratamentos.

Se você tem um jardim ou horta em casa e suas plantas foram tomadas por pulgões, fungos e outras populações desequilibradas de invasores, o óleo de neem vai te ajudar! Ele é 100% natural, livre de substâncias nocivas à saúde e de fácil manuseio. Basta ser misturado com água e pode ser borrifado por toda a planta. O que muitos não sabem é que essa mistura não tóxica também pode ser aplicada diretamente no corpo dos animais de estimação afastando pulgas, carrapatos e sarnas, além de proporcionar brilho ao pelo. Basta adicionar um pouco de óleo de neem no xampu e sabonete do pet e banhá-lo normalmente.

Devido às propriedades antifúngicas e antibacterianas, o óleo combate mais de 200 espécies de insetos, entre eles, baratas, traças, pulgas e piolhos.

Os humanos também podem utilizá-lo: pode ser aplicado no corpo para aliviar coceiras e vermelhidões causadas por picadas de insetos e ainda serve como repelente. Por possuir muitos ácidos graxos e propriedades anti-inflamatórias, o óleo de neem é eficaz no tratamento de doenças de pele, como eczema, psoríase, catapora e erupções cutâneas. Pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado com pomada ou creme. É ainda hidratante, rico em vitamina E e antioxidante. Versátil, simples e completo, o neem revela a beleza e o equilíbrio da natureza! 


Compartilhe




Outras Notícias