> Notícias

Serra dos Órgãos inicia temporada de montanhismo


font_add font_delete printer
O evento marca a época ideal para caminhadas em altitude elevada devido à estabilidade climática, e se estenderá até setembro.Foto: Wikepedia

O evento marca a época ideal para caminhadas em altitude elevada devido à estabilidade climática, e se estenderá até setembro.Foto: Wikepedia

Abertura, no dia 19, terá desafios esportivos para todas as idades e homenagem à lenda do montanhismo no Brasil

09/05/2018

 

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, iniciou contagem regressiva para a abertura da temporada de montanhismo, que começará em 19 de maio. O evento marca a época ideal para caminhadas em altitude elevada devido à estabilidade climática, e se estenderá até setembro.

Este ano, haverá um evento especial para celebrar a abertura da temporada de montanhismo. Além de mais uma edição do Desafio 360 Trail Run, haverá estandes diversos, com praça de alimentação e a reinauguração da trilha Mozart Catão, que terá visita guiada. A trilha é uma forma de homenagear o primeiro alpinista brasileiro a conquistar o Monte Everest.

Quem não quiser botar o pé na estrada também terá várias opções de lazer no próprio parque. A criançada poderá se divertir com um muro de escalada infantil e contação de histórias. Também haverá oficina de slackline, exibição de vídeos gravados no Dedo de Deus e na Cabeça de Peixe, picos localizados na área do parque.

Quem quiser testar seus conhecimentos sobre o parque vai poder competir ainda num quiz e concorrer a brindes especiais. A programação se encerrará com o show da banda Sabotage. O convite para participar da abertura é aberto a todos, desde iniciantes a montanhistas experientes.

“O parque tem como característica as belas paisagens das montanhas em meio à Mata Atlântica. Muitos caminhantes procuram nossas montanhas para apreciar o pôr e o nascer do sol. Além do desafio pessoal de conquistar o cume de determinadas montanhas. A procura por escalada também aumenta. Temos montanhas ícones no montanhismo nacional”, afirma o chefe da unidade, Leandro Goulart.

Desafio 360 Trail Run

O Desafio 360 Trail Run une corrida e caminhada, mesclando ruas e trilhas com 8 e 5 km, sem cunho competitivo. Seu objetivo promover o esporte e a integração dos corredores com o meio ambiente.

O desafio abrange dois trajetos distintos, todos sinalizados com placas e fitas zebradas. O trajeto 1 é uma corrida de 8km que parte do Centro de Visitantes e passa pela Estrada da Barragem, pela Trilha Cartão Postal, pela Trilha 360, pela Mozart Catão e termina na Trilha Primavera. Na sequência, os participantes voltam ao Centro de Visitantes.

O Trajeto 2 tem 5km e é de caminhada. Assim como o Trajeto 1, começa e termina no Centro de Visitantes. Inclui as mesmas trilhas que o primeiro, com exceção da Trilha da Barragem.

Haverá premiação para os três primeiros colocados gerais na categoria masculino e feminino, bem como medalhas para quem finalizar o desafio.
 

Fonte: ICMBio


Compartilhe




Outras Notícias