> Notícias

Artistas mostram obras inspiradas no processo de compostagem


font_add font_delete printer
Local que inspirou os artistas armazena resíduos de matéria orgânica coletados no campus. Foto: Divulgação/ UFMG

Local que inspirou os artistas armazena resíduos de matéria orgânica coletados no campus. Foto: Divulgação/ UFMG

Exposição pode ser visitada na galeria da Escola de Belas Artes, no campus Pampulha

03/06/2018

 

A galeria da Escola de Belas Artes abriga, até o dia 8, a exposição “Na composteira”. Para produzir as obras, os autores buscaram inspiração no espaço de compostagem da UFMG, no campus Pampulha, por meio da percepção ambiental do local.

Na área, são armazenados os resíduos de matéria orgânica coletados no campus. Eles são tratados e transformados em adubo, assegurando o reaproveitamento desses elementos naturais. A UFMG tem cerca de 1,7 milhão de metros quadrados de área verde, extensão que gera quantidade expressiva de resíduos sólidos.

Diariamente, a equipe de manutenção das áreas verdes do campus faz o corte dos gramados, a varrição das ruas, a coleta de restos de jardins e a poda de árvores. Essas atividades geram, em média, 22 metros cúbicos de resíduos. Parte desse material é encaminhada para a área de compostagem da UFMG, localizada atrás do prédio da Faculdade de Educação (FaE).

As obras foram produzidas durante as atividades da disciplina Projeto, habilitação em Desenho, ministrada pela professora Patricia Franca-Huchet, do departamento de Desenho da EBA e coordenadora do grupo de pesquisa Bureau de Estudos sobre a Imagem e o Tempo (Be-IT).

As imagens expostas são de autoria da própria professora e dos alunos Adriel Zuccoli, Clara Bicalho, Guilherme Lourenço, João Luiz Izidoro Valadão, Mateus Guilherme, Maxwell Kennedy e Melissa Rocha.

As instalações ficam abertas à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. A entrada é gratuita. Para outras informações acesse o site do EBA.
 

Fonte: UFMG


Compartilhe




Outras Notícias