> Notícias

Que tal caminhar por 3 mil km de natureza?


font_add font_delete printer
Visão aérea do Parque Estadual da Serra do Mar (SP), também parte do Caminho. Foto: Adriana Matoso

Visão aérea do Parque Estadual da Serra do Mar (SP), também parte do Caminho. Foto: Adriana Matoso

Conheça o Caminho da Mata Atlântica, trilha que está nascendo entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

11/04/2018


Já imaginou uma trilha de mais de 3 mil km ao longo do Brasil? Rodeada de natureza, com cenários de floresta e mar, para você caminhar, escalar e passar alguns dos melhores dias da sua vida? Esse é o Caminho da Mata Atlântica, trilha de longuíssimo percurso, que está nascendo entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O projeto, idealizado em 2012, vem crescendo cada vez mais e acaba de ganhar um site dedicado à concretização da trilha. O traçado macro do caminho vem sendo construído por toda a cadeia montanhosa da Serra do Mar, do Parque Nacional dos Aparados da Serra-RS ao Parque Estadual do Desengano-RJ, englobando uma série de locais de grande potencial turístico e de conservação da natureza.

Atualmente, o Caminho da Mata Atlântica (CMA) faz parte do Movimento Borandá, incubado pelo WWF-Brasil. O CMA é uma iniciativa de muitos parceiros, incluindo áreas naturais protegidas públicas e privadas, clubes e federações de montanhismo, grupos de trilhas, guias e empresas de ecoturismo e de turismo de aventura, voluntários, entre outros.

Porém, a ideia é que o projeto ganhe ainda mais escala. Quem quiser ser voluntário pode entrar em contato pelo próprio site. É possível também enviar depoimentos sobre o caminho ou imagens das paisagens por onde ele passa.

A conexão entre a trilha e o cuidado com a natureza também é uma preocupação do projeto, que busca disseminar conteúdos educativos de manejo e uso público de áreas protegidas, por exemplo.
 

Fonte: WWF


Compartilhe




Outras Notícias