Que tal caminhar por 3 mil km de natureza?

Visão aérea do Parque Estadual da Serra do Mar (SP), também parte do Caminho. Foto: Adriana Matoso
Conheça o Caminho da Mata Atlântica, trilha que está nascendo entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
11/04/2018
Já imaginou uma trilha de mais de 3 mil km ao longo do Brasil? Rodeada de natureza, com cenários de floresta e mar, para você caminhar, escalar e passar alguns dos melhores dias da sua vida? Esse é o Caminho da Mata Atlântica, trilha de longuíssimo percurso, que está nascendo entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O projeto, idealizado em 2012, vem crescendo cada vez mais e acaba de ganhar um site dedicado à concretização da trilha. O traçado macro do caminho vem sendo construído por toda a cadeia montanhosa da Serra do Mar, do Parque Nacional dos Aparados da Serra-RS ao Parque Estadual do Desengano-RJ, englobando uma série de locais de grande potencial turístico e de conservação da natureza.
Atualmente, o Caminho da Mata Atlântica (CMA) faz parte do Movimento Borandá, incubado pelo WWF-Brasil. O CMA é uma iniciativa de muitos parceiros, incluindo áreas naturais protegidas públicas e privadas, clubes e federações de montanhismo, grupos de trilhas, guias e empresas de ecoturismo e de turismo de aventura, voluntários, entre outros.
Porém, a ideia é que o projeto ganhe ainda mais escala. Quem quiser ser voluntário pode entrar em contato pelo próprio site. É possível também enviar depoimentos sobre o caminho ou imagens das paisagens por onde ele passa.
A conexão entre a trilha e o cuidado com a natureza também é uma preocupação do projeto, que busca disseminar conteúdos educativos de manejo e uso público de áreas protegidas, por exemplo.
Fonte: WWF
Circuito Tela Verde define salas de exibição
Canudos descartáveis e as soluções possíveis
Microchipagem resguarda segurança e saúde de animais
Seminário debate propostas para o semiárido
Rede de supermercados bane copos descartáveis
Ausência de serviços para atender venezuelanos tem impacto ambiental
Aprovado plano para proteger 41 espécies ameaçadas
Documento publicado no Diário Oficial da União contempla espécies do Cerrado e do Pantanal
Que tal caminhar por 3 mil km de natureza?
Áreas de manguezais são recuperadas no Rio
Incentivo à preservação e ao uso responsável das áreas verdes em BH
Projeto da PBH tem foco na educação ambiental e envolve estudantes de sete e 12 anos