> Notícias

Festa celebra 35 milhões de tartarugas marinhas salvas


font_add font_delete printer
O motivo é mais do que nobre: comemorar a marca de 35 Milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar. Foto: Tamar

O motivo é mais do que nobre: comemorar a marca de 35 Milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar. Foto: Tamar

Resultados do Projeto Tamar, em parceria entre o ICMBio e a Fundação Pró-Tamar, serão apresentados no fim de semana

04/04/2018

 

Nos próximos dias 6 e 7 de abril, a partir das 16h, o Projeto Tamar – fruto da união de esforços entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar - estará em festa. O motivo é mais do que nobre: comemorar a marca de 35 Milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar.

O Tamar começou em 1980 e, dois anos depois, salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o projeto protege e devolve ao mar, por ano, mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e jovens são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.

“Vamos comemorar em 26 praias nas quais estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 Milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservação marinha brasileira. Seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, afirma Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Tamar.

Entre as ameaças à sobrevivência desses animais, além da captura incidental pela pesca, a fotopoluição, a poluição, o trânsito de veículos nas praias de desova e as mudanças climáticas são as principais.

“Comemorar esse filhote 35 milhões não se mede em palavras. Grande é o trabalho e vencidas várias lutas. Uma das conquistas recentes, por exemplo, foi a publicação de portaria interministerial (MMA e MDIC No 74/2017) estabelecendo medidas mitigadoras para reduzir a captura incidental das tartarugas marinhas. Para que tenhamos a perpetuação das espécies e mais filhotes na natureza”, frisa o coordenador do Centro Tamar do ICMBio, João Carlos Alciati Thomé (Joca).

O evento acontecerá em diversos horários, em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas nos estados do CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP, SC, de acordo com os costumes de cada local. Para saber mais, consulte informações em www.tamar.org.br

No Tamar da Praia do Forte-BA

Terá início dia 6 de abril, às 16h, e contará com a presença de artistas, equipe Tamar, pescadores e visitantes. Uma visita orientada especial abrirá o dia comemorativo. Um recital de poesias e cordéis terá vez no palco.

O evento contará com presença de Lenine, Xangai, Maviael Mello, Michaela Harisson e vários outros artistas. No dia 7, a comemoração continuará com uma serenata especial, com alguns dos músicos que participaram no dia anterior e outros que chegarão de surpresa.

 

Confira a programação:

Dia 6 de abril

15h30: Coletiva de imprensa

16h: Visita guiada ao Projeto Tamar (imprensa e ganhadores da promoção para público interno BR)

17h: Soltura tartaruga 35 Milhões

17h30: Recital de poesias e cordéis (Lenine, Xangai, Maviael Mello, Michaela Harisson).

Dia 07 de Abril

Shows
 

Serviço

Evento: 35 Milhões de Tartarugas Marinhas Protegidas Projeto Tamar Praia do Forte-BA

Local: Espaço Cultural do Projeto TAMAR Praia do Forte, Mata de São João-BA

Data: Sexta-feira e sábado (6 e 7 de abril)

Horário: A partir das 16h

Funcionamento: até 23h com atendimento de Bar e Restaurante do Tamar.

Ingressos: evento gratuito

Mais informações: (71) 3676-0321 / 1045 /centrodevisitantes@tamar.org.br
 

Fonte: Tamar


Compartilhe




Outras Notícias