> Notícias

Fórum Mundial da Água: inscrições para a Vila Cidadã estão abertas


font_add font_delete printer
A Vila Cidadã terá atividades interativas, exposições, palestras, filmes e apresentações artísticas. O objetivo é ampliar a participação social para assuntos relacionados à água.

A Vila Cidadã terá atividades interativas, exposições, palestras, filmes e apresentações artísticas. O objetivo é ampliar a participação social para assuntos relacionados à água.

Espaço gratuito terá atividades interativas, palestras, filmes e apresentações artísticas. Evento internacional ocorre em março em Brasília

05/02/2018

 

O 8º Fórum Mundial da Água deve reunir 45 mil pessoas no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, de 18 a 23 de março deste ano. Dois espaços serão gratuitos e abertos ao público: a feira e a Vila Cidadã. Para ter acesso a eles, é preciso se credenciar previamente no site do evento.

A Vila Cidadã terá atividades interativas, exposições, palestras, filmes e apresentações artísticas. O objetivo é ampliar a participação social para assuntos relacionados à água. A vila ocupará 10 mil metros quadrados e funcionará do dia 17, um dia antes da abertura oficial, a 22 de março, sempre das 9 às 22 horas.

Os preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água foram avaliados em recente reunião do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, com representantes de diversos órgãos do Executivo local.

Vitrine coletiva

Na Feira do 8º Fórum Mundial da Água, as instituições apresentarão o que pensam e fazem em prol da água. É uma vitrine para produtos, serviços e soluções de empresas públicas e privadas, consumidores e organizações não-governamentais, entre outros setores da sociedade.

O credenciamento gratuito para visitantes estará disponível também durante o fórum, mas a inscrição prévia permite o acesso às atividades da Vila Cidadã e da feira de maneira mais rápida, evitando filas.

Atrações da Vila Cidadã

Avenida Olhos D’Água: porta de entrada para a Vila. Ao longo do trajeto, fotografias de grandes rios do planeta conduzirão a uma imersão no tema água.

Mercado de Soluções: apresentará 60 experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, todas relacionadas a boas práticas no uso da água. A ideia é que os visitantes percebam que podem replicar as iniciativas ou criar suas próprias soluções.

Cinema da Vila Cidadã: exibirá longas e curtas-metragens de diferentes países com a temática da água. Haverá sessões especiais em quatro horários diários, de 18 e 22 de março. O Green Film Festival, organizado pelo Filmambiente Festival, premiará os melhores filmes apresentados, escolhidos por um júri internacional e também pelo público.

Arena: com capacidade para 300 pessoas, abrigará conferências, apresentações e talk shows com convidados nacionais e internacionais.

Green Nation: terá caráter educativo e interativo e contará com cenários imersivos, voltados para visitantes de todas as idades.

Espaço Brasília: contará com ampla programação de atividades para apresentar a capital do país, cidade-sede do 8º Fórum Mundial da Água.

Sobre o fórum

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional das Águas (ANA).

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).
 

Fonte: Agência Brasília


Compartilhe




Outras Notícias