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São Paulo se prepara para zerar a poluição dos ônibus em 20 anos


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Ônibus terão de zerar as emissões de CO2 e reduzir em 95% a emissão de material particulado (fuligem) nos próximos 20 anos. Foto: Dennis Fidalgo

Ônibus terão de zerar as emissões de CO2 e reduzir em 95% a emissão de material particulado (fuligem) nos próximos 20 anos. Foto: Dennis Fidalgo

Após primeira votação na Câmara Municipal, projeto de lei que estabelece metas de redução de poluentes deve passar por segunda votação antes de ser sancionado pelo prefeito


15/12/2017
 

O projeto que pretende substituir o artigo 50 da Lei de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo foi votado na última terça-feira (12). Ele determinava que, a partir de 2018, todos a frota municipal, incluindo os ônibus do transporte público, teria de ser abastecida com combustível 100% renovável - o que foi completamente ignorado pela Prefeitura e as empresas de transporte por quase 10 anos de vigência.

Agora, o novo texto traz metas mínimas aceitáveis para a redução das emissões em 20 anos e, diferentemente do anterior, estipula sanções pesadas para quem não cumpri-las. A nova norma cria também um comitê, composto por representantes da sociedade civil, para gerenciar a transição dos ônibus atuais, poluentes e velhos, por ônibus mais novos e com menor emissão. Em 20 anos, é preciso zerar a emissão de CO2 de origem fóssil e reduzir em 95% a emissão material particulado fino (a fuligem que sai de veículos movidos a diesel).

O texto precisa passar por uma segunda votação na Câmara e ser sancionado pelo prefeito, sem prejuízo do seu conteúdo. Para reforçar a necessidade da mudança, o Greenpeace entregou aos vereadores de São Paulo dados que mostram não apenas a necessidade de se adotar combustíveis limpos em função dos impactos do diesel na saúde, como também a viabilidade financeira. Em 10 anos de uso, um veículo elétrico se torna 6% mais barato do que o seu equivalente a diesel.

 

Fonte: Greenpeace


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