> Notícias

Projeto estimula a transformação da cidade a partir da sala de aula


font_add font_delete printer
É com essa filosofia que o Programa Professor Sustentável, da Fundação Alphaville, se aproxima das prefeituras e parceiros locais a fim de levar para a sala de aula conceitos próprios a cada município. Foto: Domínio Público

É com essa filosofia que o Programa Professor Sustentável, da Fundação Alphaville, se aproxima das prefeituras e parceiros locais a fim de levar para a sala de aula conceitos próprios a cada município. Foto: Domínio Público

Professor Sustentável teve início em Santana de Parnaíba (SP) e formou nova turma com 50 educadores da rede pública


05/12/2017

Desenvolver cidades mais sustentáveis requer de seus moradores o senso de pertencimento. É com essa filosofia que o Programa Professor Sustentável, da Fundação Alphaville, se aproxima das prefeituras e parceiros locais a fim de levar para a sala de aula conceitos próprios a cada município.

Com base numa proposta teórico-prática, os educadores têm acesso a informações preciosas que lhes permite tratar a temática da sustentabilidade integral em seus planos de aula, além de desenvolver ações que deixem seu legado.

Na última turma, professores de educação básica participaram de discussões relacionados aos resíduos sólidos e também de oficinas sobre sustentabilidade, por meio da aplicação prática de ferramentas sobre o tema e a aproximação com projetos locais que tratam do tema, entre eles a cooperativa Avemare, responsável pela coleta dos resíduos recicláveis da região.

A riqueza cultural do município histórico, que abriga um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do estado e é reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), foi o pano de fundo para o planejamento das ações a serem desenvolvidas com os alunos.

“Trazer o tema da sustentabilidade integral para a sala de aula em um projeto co-criado com a iniciativa pública é o caminho mais efetivo para que os planos de aula desenvolvidos façam sentido à realidade dos alunos e possam se desdobrar em ações que, de fato, transformem os municípios”, diz Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville, organização mantenedora do CES Alphaville, em parceria com a prefeitura.

Até agora, o projeto formou mais de 350 educadores, representantes dos 69 colégios da rede municipal.


Compartilhe




Outras Notícias