> Notícias

Saiba quais são as melhores frutas, legumes e hortaliças para consumir em dezembro no Sudeste


font_add font_delete printer
Cada fruta ou hortaliça tem um ciclo natural de crescimento e amadurecimento, já que cada planta tem “preferências” por determinados períodos em razão de suas condições climáticas. Foto: Domínio Público

Cada fruta ou hortaliça tem um ciclo natural de crescimento e amadurecimento, já que cada planta tem “preferências” por determinados períodos em razão de suas condições climáticas. Foto: Domínio Público

Dê preferência àqueles que estão na sua safra natural, quando estão mais saborosos, nutritivos e são produzidos com menor impacto ambiental

04/12/2017

Em diferentes cidades, uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e supermercados durante o ano todo. Isso é possível com o uso de técnicas de produção agrícola, o que envolve o uso de estufas, sementes modificadas e também de maior quantidade de pesticidas e fertilizantes.

Cada fruta ou hortaliça tem um ciclo natural de crescimento e amadurecimento, já que cada planta tem “preferências” por determinados períodos em razão de suas condições climáticas. Por isso, o ideal é consumi-las na sua safra natural, quando elas estão sempre mais nutritivas, saborosas e abundantes – e consequentemente –, mais baratas.

As “frutas da estação” geralmente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição. E optar por consumi-las contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminui as distâncias entre produtor e consumidor e também o desperdício de produtos durante o seu transporte.

Veja, a seguir, uma lista de legumes, hortaliças e frutas que geralmente apresentam boa colheita no mês de dezembro na região Sudeste. Vale lembrar que pode haver mudanças, caso ocorram variações climáticas, muita chuva ou seca extrema, entre outros fatores.

Frutas:

abacaxi, acerola, ameia, amora, caju, cereja, framboesa, goiabada, jabuticaba, lichia, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina e romã.

Legumes:

abobrinha, alho, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, jiló, maxixe, milho-verde, nabo, pepino, pimenta, pimentão e tomate.

Hortaliças:

alface, alho-poró, aspargo, bardana, beldoegra, brócolis, cebolinha, couve-de-bruxelas, endívia, erva-doce, hortelã, salsa, salsão e taioba.

 

Fonte: Instituto Akatu


Compartilhe




Outras Notícias