> Notícias

Tecnologia com ventos a favor


font_add font_delete printer
São 131 parques existentes no Rio Grande do Norte. Foto: Domínio Público

São 131 parques existentes no Rio Grande do Norte. Foto: Domínio Público

Energia eólica evitou emissões de 20 milhões de toneladas de CO2 no Brasil

 

11/10/2017

A energia elétrica gerada a partir de usina eólicas brasileiras entre 2016 e 2017 seria suficiente para abastecer a demanda de aproximadamente 54 milhões de pessoas e 18 milhões de residências por mês, em média. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foram expostos em um infográfico no quarto boletim InfoVento.

O Brasil tem potencial instalado de 12,3 gigawatts (GW) e mais de 490 parques eólicos. O estado campeão é o Rio Grande do Norte, tanto em número de parques instalados, como em possibilidades de geração elétrica: são 131 parques existentes na região, que podem criar 3,5 GW em energia. A Bahia fica em segundo, com 88 parques, que podem gerar 2,2 GW.

Levando em conta a matriz energética brasileira, a eólica está na quarta posição, atrás de hidrelétrica, biomassa e gás natural. A eletricidade gerada com a força do vento evitou a emissão de 20 milhões de toneladas de CO2, entre outubro de 2016 e outubro de 2017.

Veja no infográfico, dados importantes sobre a energia sustentável e as mudanças ao longo dos anos.

 

Fonte: Ecycle


Compartilhe




Outras Notícias