> Notícias

Bacia do Programa Água Brasil é destaque em relatório do Observatório ABC


font_add font_delete printer
Xapuri entra como um dos dois destaques do relatório. Foto: Divulgação

Xapuri entra como um dos dois destaques do relatório. Foto: Divulgação

Ao todo, R$ 138 mil foram investidos na recuperação de áreas de pastagens degradadas

 

10/10/2017

Anualmente, o Observatório ABC lança uma série de publicações para acompanhar e monitorar o Programa Agricultura Baixo Carbono (ABC), principal linha de crédito para o financiamento da agricultura de baixa emissão de carbono no Brasil.

A Análise dos Recursos do Programa ABC apresenta dados do ano-safra 2016/17 (julho 2016 a junho 2017), detalhando os principais casos de sucesso para futuras ações do programa. O município de Xapuri (AC) entra como um dos dois destaques do relatório, já que foi uma das duas regiões em que os resultados serviram de base para análise.

A Bacia igarapé Santa Rosa, em Xapuri (AC) foi uma das unidades demonstrativas de boas práticas agropecuárias do Programa Água Brasil durante sua primeira fase, entre 2010 e 2015. No período, cerca 10 mil pessoas foram beneficiadas indiretamente na região, por ações como o plantio de 500 mudas de espécies nativas da Amazônia, como açaí, paxiúba, buriti, cacau, pau-d’arco e mulateiro.

“Xapuri é a terra de Chico Mendes e uma referência quando se fala em conservação ambiental. O engajamento dos produtores foi notório e sabemos que outros produtores estão vendo os resultados e também querem aderir à proposta”, comenta Manoel Jairo, gerente da agência Xapuri do Banco do Brasil, uma das instituições parceiras do projeto.

 

Xapuri no Programa ABC

A partir dos resultados positivos de implantação do Água Brasil, o produtor rural, por meio do Programa ABC, implementou ações em 200,56 hectares na região, cuja principal atividade é a pecuária de corte. Ao todo, R$ 138 mil foram investidos na recuperação de pastagens degradadas, incluindo reforma e consorciação de pastagem e implantação de pastejo rotacionado com base na capacidade de suporte da área.

Os ganhos econômicos gerados com a implantação do projeto foram um aumento de 1,2 UA/hectare para 3,0 UA/hectare na produtividade, em um prazo de dois anos

 

Programa ABC

O programa surgiu com a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) que busca garantir que os desenvolvimentos econômico e social do país estejam alinhados com proteção do sistema climático global.

Para auxiliar nessa meta e nos compromissos assumidos internacionalmente pelo Brasil, essa lei estabelece planos setoriais de melhorias e adaptação à mudança do clima e para a consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono.

 

Fonte: WWF


Compartilhe




Outras Notícias