> Notícias

Segunda sem carne: Quibe assado com tomates


font_add font_delete printer
O quibe é original do Oriente Médio e muito popular em países como o Líbano, Iraque e Síria. Foto: Julia Guedes/Herbivoraz

O quibe é original do Oriente Médio e muito popular em países como o Líbano, Iraque e Síria. Foto: Julia Guedes/Herbivoraz

Receita, que não leva carne, é rica em fibras, vitaminas e minerais e é uma ótima opção para o lanche da tarde ou jantar.

 

31/07/2017

A Campanha Segunda sem Carne vem ganhando espaço na rotina dos brasileiros. A ação teve início nos EUA (com o ex-Beatles, Paul McCartney como porta-voz) e ganhou o mundo. No Brasil, artistas como, Marisa Monte, Yasmim Brunet e Murilo Rosa já se declararam apoiadores da campanha que tem como objetivo incentivar as pessoas a deixarem de consumir carne por pelo menos uma vez na semana.

Apesar de ser apenas uma vez na semana, nem sempre é fácil aderir. Um dos principais motivos é não saber qual prato fazer como alternativa à carne. Pensando nisso, a Revista Ecológico indica nesta segunda-feira (31/07) uma receita fácil, com ingredientes que, possivelmente, você já deve ter em casa: Quibe Assado com Tomates.

A receita é indicação da blogueira e jornalista Julia Guedes, certificada em Nutrição Culinária pelo Natural Gourmet, em Nova York, criadora do blog Herbivoraz e escritora do livro de receitas de mesmo nome, lançando pela Editora Alaúde.

De acordo com a jornalista, o quibe é original do Oriente Médio e muito popular em países como o Líbano, Iraque e Síria. “Lá, o prato é tradicionalmente feito com a massa de semolina/triguilho + carne (que às vezes é de soja) e servido com coalhada ou molho de tahine – que é exatamente a sugestão que eu dou!”. Confira!

 

Quibe assado com tomates (vegano)

Rendimento: 4 a 5 porções
Cozinha: árabe, vegana

 

Ingredientes:

- 400g de trigo para quibe

- 3 cenouras raladas

- 1 cebola picada em pedaços pequenos

- 70g de azeitonas pretas picadas (aproximadamente 20 unidades)

- 2 dentes de alho picados

- 1 xícara de aveia em flocos finos

- 1 xícara de resíduo de leite de amendoim (opcional)

- 1/3 xícara de azeite de oliva

- 3 colheres de sopa de shoyu

- 1 colher de chá de páprica defumada

- 1 colher de chá de pimenta pra quibe (ou pimenta de sua preferência)

- 1 maço de hortelã picada

- 1 maço de salsinha picada

- Suco de meio limão

 

Para rechear:

- 2 tomates cortados em fatias

- 3 colheres de azeite de oliva

- 2 colheres de vinagre balsâmico

- Sal e orégano

 

Modo de preparo:

Coloque o trigo para quibe em um recipiente grande e adicione água o suficiente para cobri-lo. Deixe hidratar por aproximadamente 1 hora ou até perceber que toda água já secou. Enquanto isso, corte o restante dos ingredientes e reserve. Pré-aqueça o forno a 180°.

Adicione todos os ingredientes ao recipiente com o quibe e mexa até obter uma massa homogênea. Confira o sal e os temperos e transfira para uma assadeira untada com azeite.

Asse a 180° por aproximadamente 30 minutos, aumente a temperatura para 220° e asse por mais 15 minutos para dar aquele crocantezinho por for a (sempre olhando para não deixar queimar).

Retire do forno, corte em pedaços e recheie com os tomates temperados. Finalize com azeite de oliva, orégano e algumas folhas de hortelã. Sirva imediatamente.

 

Fonte: Herbivoraz


Compartilhe




Outras Notícias