> Notícias

Seja um plantador de rio!


font_add font_delete printer
Aplicativo está disponível para download na App Store e na Google Play. Imagem: Reprodução.

Aplicativo está disponível para download na App Store e na Google Play. Imagem: Reprodução.

Aplicativo lançado pelo Ministério do Meio Ambiente estimula brasileiros a preservar as águas e as florestas do país

 

13/07/2017

Já pensou em proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos cursos d’água de nosso país utilizando o seu celular? Com o programa “Plantadores de Rios”, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), isso já é possível. Trata-se de um aplicativo que, de forma interativa, conecta donos de imóveis rurais inscritos do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) e interessados em recompor a vegetação nativa.

Funciona assim: por meio da geolocalização, a plataforma identifica nascentes em um raio de até 50 km do participante. Na sequência, é feita a escolha do local e o contato com o proprietário do imóvel rural. A partir daí, a troca de informações já pode ser iniciada pelo chat do aplicativo.

“Para garantir o abastecimento de água temos que recuperar as nascentes e os rios. A gestão hídrica precisa ir além dos reservatórios. Essa tarefa não é só de governos e do terceiro setor. Precisamos fazer uma mobilização nacional com a inclusão e participação dos cidadãos”, afirmou Raimundo Deusdará, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). “Plantadores do Futuro” foi criado com base nas informações do SiCAR, que gere o Cadastro Ambiental Rural, e pesquisas socioambientais realizadas pelo Inventário Florestal (IFN).

Os usuários do aplicativo também poderão identificar novas nascentes, principalmente aquelas localizadas em zonas urbanas. Todas as informações serão inseridas no banco de dados do SiCAR, que já mapeou 15 milhões de hectares em áreas de preservação permanente e tem 1,5 milhão de nascentes cadastradas.

Veja mais informações no site do aplicativo.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente


Compartilhe




Outras Notícias