> Notícias

Produtores de queijo recebem homenagem


font_add font_delete printer
Produtores de queijo homenageados. Foto: Flávio Amaral/Sistema FAEMG

Produtores de queijo homenageados. Foto: Flávio Amaral/Sistema FAEMG

No Dia da Gastronomia Mineira, solenidade destaca qualidade da produção do queijo artesanal

 

06/07/2017
Parceiro Ecológico (FAEMG)

No Dia da Gastronomia Mineira, comemorado nesta quarta-feira (05/07), produtores do Queijo Minas Artesanal de Leite Cru receberam homenagem do governador Fernando Pimentel e da FAEMG, pela importância da atividade queijeira para a identidade do Estado, nos aspectos econômico e sociocultural.

A solenidade foi realizada no Mercado Central, durante a assinatura do despacho que definiu como prioridade governamental a implantação da Escola Mineiraria, espaço de exposição de produtos e cozinha-escola para profissionais e amadores da culinária regional.

“É muito bom ver o Estado e outras entidades valorizando e desenvolvendo essa área, que até então era bastante deficitária em relação à legislação. Saímos daqui com a promessa de uma regulamentação específica para a produção e comercialização do queijo, o que será importante para impulsionar as vendas. Além disso, reforça a iguaria enquanto produto gastronômico, elaborado e produzido com os mais diversos tipos de maturação”, explica o presidente da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Serro – APAQS, e da Comissão Estadual do Queijo Minas Artesanal da FAEMG, Túlio Madureira, que conquistou medalhas de prata e bronze na França.  

Os produtores tiveram os seus queijos premiados no Salão Internacional do Queijo 2017, em Tours, na França, com medalhas superouro, ouro, sete de prata e três de bronze. Eles concorreram com mais de 700 produtos de 20 países.

Em 2015, Minas Gerais já havia sido reconhecida pela produção do Queijo da Serra da Canastra, tendo o produtor Guilherme Ferreira, recebido medalha de prata. “Essas conquistas confirmam a qualidade dos queijos mineiros e são estímulos para quem apoia a produção e para os próprios produtores, pois demonstram que o Queijo Minas Artesanal tem futuro próspero”, destaca o presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões.

 

1º Festival do Queijo Minas Artesanal

Minas Gerais vai sediar o 1º Festival do Queijo Minas Artesanal, entre 28 e 30 de julho, na Serraria Souza Pinto, em BH. No evento, estarão presentes produtores das sete regiões oficialmente reconhecidas pelo Estado: Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado/Alto Paranaíba, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. O 1º Festival do Queijo Minas Artesanal é uma realização do Sistema FAEMG e do Sebrae.

Saiba mais
www.festqueijominasartesanal.com.br


Compartilhe




Outras Notícias