> Notícias

Alemanha reduz financiamento para o Fundo Amazônia


font_add font_delete printer
Com relação aos cortes, ainda não há definição de valores. Foto: Ana Cotta/FlickrCC

Com relação aos cortes, ainda não há definição de valores. Foto: Ana Cotta/FlickrCC

04/07/2017 

Assim como a Noruega, a Alemanha reduziu os valores destinados ao Fundo Amazônia. O anúncio foi feito nesta semana pelo diretor-geral de Políticas Climáticas do Ministério de Meio Ambiente da Alemanha, Karsten Sach, durante visita ao Brasil, ao ministro do Meio Ambiente Sarney Filho.

A Alemanha é o segundo maior financiador do Fundo, que tem a Noruega como principal doador.

De acordo com o secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente brasileiro, não se trata de uma decisão unilateral da Alemanha, como também não foi da Noruega. Everton Lucero afirma que o Fundo é composto por pagamento por resultado.

Mas o próprio Lucero destacou que o doador pode destinar valores menores que o limite de captação estipulado. A Alemanha já repassou R$ 60 milhões para Fundo Amazônia.

Com relação aos cortes, ainda não há definição de valores. Segundo Lucero, não há um impacto imediato na diminuição de recursos para combate ao desmatamento porque o fundo ainda dispõe de saldo.

Mas a visita do representante alemão também resultou em uma parceria que vai destinar 10 milhões de euros para apoiar o Brasil em projetos na área ambiental.

Um deles, no valor de 5 milhões de euros, em um prazo de cinco anos, vai apoiar o Brasil na implementação da Agenda Nacional de Adaptação à Mudança do Clima.

Para Everton Lucero, a ação vai contribuir para proteger a Floresta Amazônica dos impactos do clima como as queimadas.

Os dois governos também estão desenvolvendo ações voltadas para temas como gestão da biodiversidade marinha e costeira.

Fonte: Radioagência Nacional


Compartilhe




Outras Notícias