> Notícias

São José dos Campos (SP) ganhará parque público


font_add font_delete printer
Imagem aérea de São José dos Campos (SP) - Site Prefeitura SJC

Imagem aérea de São José dos Campos (SP) - Site Prefeitura SJC

Por Júlio Ottoboni, especial para a Envolverde 

Um fenômeno ecológico atípico. E misterioso. É assim que pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) veem uma área na Zona Sul de São José dos Campos (SP), que detém o bioma de Cerrado endêmico surgido dentro de uma área de predominância de Mata Atlântica. Para preservar esta raridade da natureza, o espaço abrigará um novo parque público com centro de estudos. 

A mancha de Cerrado, que ocorre na Zona Sul para uma estreita faixa na Zona Leste do município, pega uma área onde também se localiza o aeroporto local, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a empresa Avibras, além de alguns pontos do início da Rodovia dos Tamoios. 

Atualmente a vegetação típica de Cerrado só se encontra as margens da pista de pouso e decolagem e em poucos terrenos nas proximidades.

Os cientistas do Inpe chegaram a pesquisar a formação vegetal, que surge em meio à Mata Atlântica, para saber se é alguma característica peculiar do solo ou de um microclima formado na região há milhares de anos. A possibilidade é que as savanas, conhecidas no Brasil, como Cerrado, já existam na região há 20 milhões de anos e a Mata Atlântica a cerca de dois mil anos.

 

 


Compartilhe




Outras Notícias