> Notícias

Caxias do Sul instala ponto de ônibus com teto verde que produz energia solar


font_add font_delete printer
O projeto instalou placas fotovoltaicas no local para que a parada seja energeticamente autossuficiente - Imagens: Divulgação

O projeto instalou placas fotovoltaicas no local para que a parada seja energeticamente autossuficiente - Imagens: Divulgação

17/04/2017 - Fonte: EcoD

Na cidade de Caxias do Sul (RS), um ponto de ônibus foi restaurado com o tema sustentabilidade e se transformou em uma parada ecológica. O projeto foi idealizado pelo escritório de arquitetura sustentável ecco! archi studio, em parceria com a empresa de transporte coletivo Visate. As informações são do Razões Para Acreditar.

Batizado de Parada Verde, o projeto usou a estrutura original do ponto de ônibus, onde fez pequenos ajustes para que ela pudesse receber um teto verde, que traz benefícios para o meio ambiente e aos usuários do transporte coletivo.

O projeto instalou placas fotovoltaicas no local para que a parada seja energeticamente autossuficiente. As placas oferecem pontos de recarga de celular e garantem a iluminação da região com lâmpadas LED.

Na composição dos bancos e do próprio telhado, foram utilizados resíduos de madeiras plásticas. Além disso, assentos antigos de ônibus foram reformados e aproveitados no local, que ganhou uma camada de vidro laminado, para protegê-lo contra as intempéries.

ponto de ônibus com teto verde

A Visate aproveitou a inauguração da Parada Verde para anunciar o lançamento, em parceria com a Volvo, do primeiro ônibus híbrido de Caixas do Sul, movido a biodiesel e eletricidade.

 


Compartilhe




Outras Notícias