Terça, 22 de março de 2016

Grande Sertão: Brasil

Premiado fotógrafo registra a beleza dos sertões brasileiros com textos-poemas de Olavo Romano e Geraldo Amâncio

redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
Imagens: José Israel Abrantes

Imagens: José Israel Abrantes

Uma viagem pelo Brasil profundo dos grotões distantes das grandes cidades. Esta é a proposta da obra "Sertões do Brasil", do fotógrafo José Israel Abrantes. Resultado de cinco anos de pesquisas e viagens pelo interior dos estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas, o livro faz um percurso de rara beleza pelos magníficos sertões do país.

A obra é uma realização da Conceito Editorial, em edição bilíngüe (português/inglês), com patrocínio da Pottencial Seguradora, via Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura.

Em 184 páginas e mais de 100 fotografias, selecionadas especialmente para este projeto, encontramos a natureza agreste, os homens na lida do gado, os mestres do artesanato, as festas populares e as manifestações da fé. São imagens carregadas de força e simbolismo. Nos registros da vida cotidiana ou nos detalhes que saltam das caatingas, cavernas, rios e cerrados, o que se exprime é um Brasil profundo, pouco conhecido, mas exuberante.

Três fotos do livro foram selecionadas recentemente no concurso Itaú BBA e no 11º Prêmio New Holland de Fotojornalismo.

“Sertão é lonjura onde a terra azula, a vista mal alcança e vivente desiste de seguir adiante”, escreve Olavo Romano. O livro viaja por esse território mítico que já inspirou grandes clássicos da literatura brasileira, como “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa; “Memorial de Maria Moura”, de Rachel de Queiroz; “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna; “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; e “Fogo Morto”, de José Lins do Rego. Foi no rastro desses cenários inspiradores que José Israel Abrantes empreendeu a sua jornada fotográfica.

Com a experiência de mais de três décadas vasculhando o Brasil, ele mirou a sua lente com sensibilidade e precisão, nos entregando um livro memorável.

Saiba mais

(31) 99941-5152

contato@conceitocomunicacao.com.br

(31) 3225-1888

Quem é ele

Graduado em Comunicação Visual pela Universidade Mineira de Arte, José Israel Abrantes começou a publicar seus trabalhos em 1980. A partir de 1982, passou a atuar no mercado publicitário como fotógrafo e editor de fotografia. Entre seus principais trabalhos autorais estão os livros "São Francisco Rio Abaixo" (2006), vencedor do "Prêmio ABIGRAF" do mesmo ano, "Retratos de Minas" (2007) e "Tesouros de Minas" (2014). Suas fotos integraram ainda o livro “Caminhos de Ouro e a Estrada Real”, vencedor do "Prêmio Jabuti" de 2006.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição