Quarta, 07 de outubro de 2015

Céu do Mundo

Notícias ambientais pelo mundo

Vinícius Carvalho - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer

“Censo” das árvores

O planeta possui, aproximadamente, 3,04 trilhões de árvores. Realizado pela Universidade de Yale a pedido do Pnuma, o “censo florestal” aponta o Brasil como casa da terceira maior população arbórea do mundo (9,9% das árvores do planeta), atrás da Rússia (21,1%) e do Canadá (10,5%).

Pós-Fukushima

O governo do Japão autorizou o regresso da população para a cidade de Naraha, que fica a 20 km ao sul da usina nuclear de Fukushima. Depois do acidente nuclear ocorrido em 2011, cerca de 7.400 residentes deixaram a cidade. No entanto, 53% das pessoas afirmam que não estão prontas para voltar, muitas por receio de radiação.

Nível do mar

Alerta da Nasa: o nível do mar subiu quase oito centímetros em todo o mundo desde 1992 devido ao aquecimento global. O aumento foi, em média, de 7,62 centímetros, apesar de o panorama variar em diferentes regiões. Em alguns casos, o nível chegou a superar
os 22 centímetros.

Lixo do mundo

As zonas urbanas do mundo produzem, anualmente, entre sete e dez bilhões de toneladas de lixo. A afirmação é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que também informa que três bilhões de habitantes do planeta ainda não têm acesso a locais apropriados para descartar os resíduos.

Paris sem carro

A Prefeitura de Paris promoveu, em 27 de setembro, o primeiro “Dia sem Carro” de sua história. Para conscientizar a população, a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 10ª e 11ª zonas municipais da cidade foram reservadas exclusivamente para pedestres, bem como ruas ao redor da Torre Eiffel, o parque público Bois de Boulogne e o Champs-Élysées.

Papa verde

O papa Francisco voltou a pedir que os cristãos assumam um estilo de vida coerente com a salvaguarda “da criação”, numa nova intervenção em defesa do meio ambiente e contra o consumismo. Na centésima audiência geral de seu pontificado, ele reafirmou o apelo por uma mudança no modo de vida feito em junho na encíclica “Laudado Si” (“Louvado Seja”).

 

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição