Sexta, 09 de abril de 2010

A ÁRVORE DA SAÚDE

Projeto do Lions Clube pretende plantar mudas de moringa oleífera em escolas públicas, creches e asilos de Minas Gerais

Ana Elizabeth Diniz - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
José Monteiro e Neuza, do Lions Floresta: Meta é<br> plantar 60 mil árvores em cinco anos <br>- Foto: Sanakan

José Monteiro e Neuza, do Lions Floresta: Meta é
plantar 60 mil árvores em cinco anos
- Foto: Sanakan

A espécie é originária do norte da Índia, mas chegou ao Brasil em 1950. A ciência considera a moringa oleífera (Moringaceae) a árvore mais completa em benefícios para a saúde humana, por concentrar grandes quantidades de vitaminas, minerais, aminoácidos e outros. E são justamente suas propriedades – ente elas ter sete vezes mais vitamina C que a laranja – que chamaram a atenção do casal José Monteiro da Silva, administrador de empresas, e Neuza Ribeiro Viana, advogada.

Movidos por um dos objetivos do Lions – o trabalho em favor da comunidade –, e em nome do Lions Clube BH Floresta, eles criaram o projeto “Moringa Oleífera”, que está sendo desenvolvido em parceria com o Distrito LC4 da Associação Internacional de Lions Clubes. A iniciativa começou a ser implantada em outubro do ano passado. “Desde então, já plantamos 500 mudas em mais de 40 cidades do interior mineiro. A meta agora é sensibilizar a prefeitura de Belo Horizonte, para que nos autorize a plantar uma muda em cada escola municipal. A partir daí, queremos dar mais um passo e encontrar uma entidade que possa se responsabilizar pela produção das mudas”, explica Monteiro.

Mas, o projeto é bem mais audacioso, e prevê o plantio de 60 mil árvores em cinco anos, em parceria com as prefeituras municipais. “A árvore que elegemos prioriza o combate à desnutrição, proporcionando às comunidades uma fonte de alimento natural, riquíssima, completa em nutrientes e sem custos. Ela ainda é pouco conhecida pela população brasileira, mas pode se tornar, em breve, uma das mais valiosas plantas em termos humanitários, conforme admitiu a Organização das Nações Unidas (ONU)”, ressalta Monteiro.

ESSENCIAL À VIDA

A moringa tem diversas aplicações e subprodutos: é fonte de óleo, madeira, papel e combustível líquido. Rica em nutrientes e elementos essenciais à vida humana, também é empregada na indústria de cosméticos, para a produção de xampu, por exemplo. Conhecida no nordeste como lírio branco e quiabo-de-quina, é considerada por botânicos e biólogos um verdadeiro ‘milagre da natureza’ e também uma esperança para o combate à fome no mundo.

“Um copo de suas folhinhas adicionadas ao feijão torna-o rico em vitamina A em quantidade suficiente para cinco pessoas (dose diária). As folhas também podem ser adicionadas a doces, pães de queijo, sopas, omeletes e consumidas cruas, em saladas e vitaminas de leite com frutas”, ensina Warnick Estevam, do Instituto de Genética e Biomedicina da Universidade Federal de Uberlândia.

A moringa é uma planta perene, que atinge cerca de cinco metros de altura e tem ciclo produtivo rápido, entre sete e 12 meses. As flores são perfumadas, de cor branca ou bege, pintadas de amarelo na base. O fruto é uma espécie de vagem e tem duas faces. As sementes, sempre em grande número por fruto, têm quase um centímetro de diâmetro e são aladas. A espécie não gosta muito de água, só consome o mínimo. Por isso, pode se desenvolver em regiões secas, como o sertão do Brasil, onde chove pouco e durante poucos meses do ano.

“Um dos aspectos que mais me impressiona em relação à moringa oleífera é o fato de ela ter todos os complementos dos aminoácidos essenciais que o ser humano necessita. Oito deles nós, humanos, não conseguimos sintetizar e, assim, temos de obtê-los por meio da alimentação”, esclarece outro defensor das propriedades da moringa, Ann Hirsch, professor de Botânica da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

MERENDA ESCOLAR

“As folhas são nutritivas. Têm elevado teor de vitaminas A, B, C e E, além de serem ricas em minerais, proteínas e aminoácidos, cuja carência é elevada na dieta alimentar das populações de baixa renda. A inclusão de suas folhas na merenda escolar poderá contribuir para reduzir sensivelmente a carência dessas vitaminas e minerais na alimentação infantil”, defende Monteiro.

No Brasil, sabe-se há pouquíssimo tempo que a moringa é comestível. A espécie está sendo vista como alternativa alimentar estratégica. Algumas escolas de regiões carentes do país já usam adicionam suas folhas à merenda escolar e os resultados são animadores. “No Instituto de Farmacultura da Bahia, em Salvador, a farinha das folhas está sendo usada como suplemento alimentar e no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo de forma natural, por ser equivalente em proteínas, a carne e vários outros alimentos que engordam ou são ricos em gorduras saturadas”, pontua.

Num planeta em que o total de pessoas que sofre de desnutrição já ultrapassou 1 bilhão, a moringa oleífera poderá ser fonte de alimento economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente bem-vinda!

O QUE ELA TEM:

* Sete vezes mais vitamina C que a laranja

* Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura

* Quatro vezes mais cálcio que o leite

* Três vezes o potássio da banana

* Duas vezes mais proteína que o iogurte

* Duas vez mais ferro que o espinafre

E mais:

Vitaminas: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), B1, B2, B3, C, E, e beta caroteno / Dez Minerais: ferro, selênio, zinco, cálcio, cromo, cobre, magnésio, manganês, fósforo e potássio, além de proteínas / Aminoácidos: 18, sendo oito essenciais à vida humana.

Para saber mais:

josemonteiro.m@gmail.com

(31) 8812-5161

Compartilhe

Comentários

FRANCISCO JOSE BENITES

Estamos iniciando o plantio da Moringa Oleífera no município de Castanhal Pa, gostaria de obter maiores informações sobre mercado, clientes alvo, fabricantes de suplementos alimentares, fabricantes de rações agentes de comercio exterior, onde encontro estas informações?


itarcizio silva de oliveira

estou com projeto inicial para plantar a partir do mês de novembro de 2016 um milhão de pes só no triangulo mineiro tipo exportação para fabricação do bio dísel e complementos alimentares, ate fim de 2017 para produção de semente, folhas e flores, gostaria de arrumar também clientes brasileiros para servir em grandes quantidades através de contrato como: fabricas de rações, fabrica de sucos, empresas nutricionais, empresas de medicamentos e e.t.c. meu telefone (34)999144-74.23 tim ou (34) 3322-2135 fixo de preferência a noite, UBERABA MG. E-mail itarcizio.silva@terra.com.br


paulo cesar

quero adquirir essa muda dse muringa como q eu faço


Fabiano

Entrem no grupo do Facebook chamado 100%mo (moringa oleifera) e recebam sementes grátis.


Neusa Sampaio

Gostaria muito de adquirir sementes ou mudas dessa milagrosa planta , pois acredito muito no poder da mesma. Há muito tempo li uma matéria de vocês e fiquei encantada . Escrevi pra vocês , mas n/ tive resposta. Vamos espalhar essa milagrosa planta por todo nosso território?


Sonia

Boa Noite. Vivo na pesquisa da Moringa é de meu interesse plantar mudas aqui em nossa cidade ja fui re presentante de uma UBS de Bairro aqui gostaria muito de participação na ajuda desta milagrosa planta que Deus nos deixou apesar das pessoas ainda não saberem o seu valor ,mas estou passando para várias pessoas o contato para obter ajuda . Muito Obrigada aguardo resposta Disponha . Sonia..


vanuza

olá tudo joia espero que sim.. olha eu conheci a moringa de uma forma inesperada,eu estudava em uma escola do campo em mg,e sempre sentava debaixo de um pé de uma árvore que nem sequer sabia de onde veio nem mesmo seu nome,já admirava bastante.até que um dia foi fazer estagio de agrecológia em uma ong que estava desenvolvendo um projeto de viveiro de mudas nascentes,foi ai que fiquei sabendo que aquela arvore se chamava moringa olifera ,portando resolver pesquisar um pouco mais sobre ela e o resultado dessa pesquisa vcs já sabem lindo mais que perfeito um verdadeiro milagre da natureza! Olha eu gostaria muito de fazer um estagio em uma ong,ou uma propriedade que trabalhe com a muringa se alguem souber de algo desse tipo ficarei grata,desde já agradeço!!!


Manoel Carlos Valente da Silva

Caros amigos interessados em mudas de moringa. Tenho algumas sementes e algumas mudas que poderei fornecer para alguns trabalhos junto a escolas. A quantidade que possuo é pequena mas dá para contribuir com o plano de plantio junto a escolas. Preciso que interessados em sementes ou mudas entrem em contato comigo, comprometendo-se a cuidarem das mudinhas ou sementes. Gostaria que os interessados fornecessem o endereço da escola, localização e o nome da pessoa responsável para efetivamente cuidar da plantinha. Acredito que se o interessado enviar um e-mail com os dados solicitados faremos um controle no sentido de acompanhar esse trabalho. Aceito sugestões. O custo de um sedex para que a muda não seja prejudicada com o tempo, deve ser pequeno e verei se posso manda-las de uma forma menos custosa. Os interessados podem fornecer meios e idéias para efetivarmos a instalação da campanha. Moro no centro do Estado de São Paulo, na cidade de Descalvado. Gostaria de atender as pessoas das cidades mais próximas. Em princípio acho que poderíamos enviar sementes por carta e sugiro que remetam envelopes selados para a remessa de algumas sementes. Posteriormente vamos ver como fazer para remeter plantinhas que podem gerar um custo maior. De início vamos começar os contatos através do e-mail acima e o endereço para pedido de semente é Rua Maestro Francisco Todescam, 260-Descalvado-SP-CEP 13.690-000. Boa sorte a todos. Manoel Valente


Massilon Ferreira da Silva

Temos aqui em Sergipe uma razoável plantação de moringa e estamos à disposição dessa entidade para possível parceria. Caso haja interesse ligar para (79) 99939771 E-mail mmassilonsilva@bol.com.br


Frederick de mattos efraim

Como consegui uma muda, pois comprei as sementes mas na nasceu,


Mauricio Fernandes

Caros Srs. Resp.cumptos Sou medico de profissao tenho estado a ler sobre a Moringa.gostaria ter mais informacoes sobre os beneficio e efeitos colaterais no uso da moringa. Aguardo com toda ansia as vossasnoticias. obrigadissimo Dr.MF


RAIMUNDO PEREIRA

olá boa noite Sou plantador de MORINGA OLEÍFERA no Estado do Maranhão na Cidadede Tutóia achei interessante a reportagem em que vocês falam desta milagrosa planta, descobrir a moringa em fortaleza e a partir dai não parei mais , montei uma empresa por nome de MORINGA ÁRVOREDA VIDA ENGENHARIA LTDATENHO UMA PRODUÇÃO DE MORINGA ENTRE MUDAS, FOLHAS,FLORES E SEMENTES. aguardo um retorno para que possamos falar da moringa e se possivel fazermos parcerias. desde ja agradeço contatos:(98)3479-1849 (98)8716-9328-oi (98)8281-7552-tim email:moringaouroverde@gmail.com


Neusa Saraiva

Parabéns pelo belíssimo trabalho com ajuda da Natureza. Simplesmente !


Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição