Segunda, 02 de janeiro de 2017

Patrimônios Geraes

Livro "Parques e Reservas" mostra as riquezas naturais e históricas do quarto maior estado brasileiro em 220 imagens de tirar o fôlego

Cristiane Mendonça - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
Serra das Araras - Imagem: Evandro Rodney

Serra das Araras - Imagem: Evandro Rodney

A primeira vez que abri o livro “Parques e Reservas – Patrimônio das Minas Gerais” tive, ao mesmo tempo, um sentimento de pertencimento e gratidão ao estado onde nasci. Com textos de Iêda Ferreira e fotografias de José Israel Abrantes, Evandro Rodney e Marcelo Andrê, a obra consegue reforçar o orgulho de ser mineiro em cada uma das 220 belas imagens que ilustram suas páginas.

Lançado em dezembro e organizado pela produtora cultural Silvana Terenzi Neuenschwander o livro faz uma viagem pelos milenares jardins de pedra do Parque Nacional do Itatiaia, as cavernas do Peruaçu, as pinturas rupestres da Serra do Cabral, o povo mineiro e suas festas religiosas, o valor de elementos culturais, como o café e o queijo, chegando às cachoeiras de águas douradas do Parque Estadual do Ibitipoca. Imagens que trazem uma mesma sensação aos olhos e ao coração: Minas Gerais é um Estado belo e múltiplo.

Silvana conta que o grande diferencial da obra foi dividir os parques por vocação, trazendo as referências naturais que são mais fortes nesses locais. “Montanhas e picos” englobaram, por exemplo, o Parque Estadual do Pico do Itambé e a Serra de Ouro Branco. “Pelas Veredas de Minas”, o Parque Estadual Serra das Araras. “Arte na paisagem”, o Santuário do Caraça, entre outras referências.

“O objetivo é repensar o livro sob o ponto de vista da sustentabilidade, promover a educação ambiental. E fazer com que as pessoas ajam com menos desperdício, para preservamos justamente essa natureza que está retratada na obra”, diz a produtora.

Resultado de quase um ano de trabalho, a obra envolveu dezenas de pesquisadores e consultores. Feita por meio da Lei Rouanet e patrocinado pela Pottencial Seguradora, será distribuída gratuitamente para bibliotecas, escolas e conselhos municipais de 93 cidades do entorno dos parques retratados. Confira!

Catas Altas, entorno do Parque Santuário do Caraça,divisa com Mariana

Catas Altas, entorno do Parque Santuário do Caraça,divisa com Mariana - Imagem: José Israel Abrantes

 

Seriema Cariama cristata

Seriema (Cariama cristata) - Imagem: Evandro Rodney

 

Pôr-do-sol no Parque Estadual do Rola Moça

Pôr-do-sol no Parque Estadual do Rola Moça - Imagem: José Israel Abrantes

 

Cará-cará (Caracara plancus)

Cará-cará (Caracara plancus) - Imagem: José Israel Abrantes

 

Besouro Eumolpus Sp

Besouro Eumolpus Sp - Imagem: Marcelo Andrê

 

Veado-campeiro na Serra da Canastra

Veado-campeiro na Serra da Canastra - Imagem: Marcelo Andrê

 

Cachoeira dos Cristais, Parque do Biribiri

Cachoeira dos Cristais, Parque do Biribiri - Imagem: José Israel Abrantes


Fique por dentro:

Considerado o quarto maior Estado do Brasil em extensão, com 587,5 mil km², Minas Gerais tem 50% do território tomado pelo bioma Cerrado, além da Mata Atlântica e a presença dos Campos Rupestres e da chamada Mata Seca, localizada na Região Norte.

No seu território, localizam-se nascentes de importantes rios brasileiros, inseridos nas bacias: São Francisco, Paraná, Atlântico Leste e Atlântico Sudeste. Recursos hídricos que garantem a vida de espécies como veado-campeiro e gavião cará-cará. Animais  que vivem em algumas das unidades de conservação registradas no livro.

Saiba mais: 

www.luccacom.com.br 

 

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição