Quarta, 04 de maio de 2016

Resistência premiada

Fotógrafo brasileiro, Gualter Naves, conquista primeiro lugar no concurso "100 Best Photos of The Year 2016", na categoria "P&B"

redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
Gualter Naves - Imagem: Arquivo pessoal

Gualter Naves - Imagem: Arquivo pessoal

Um gavião-carcará, garrancho ou águia-do-sertão, nomes populares desta ave da família dos falconídeos, pousando triunfantemente na ponta de um buriti após enxotar dois intrusos que rondavam seu ninho, no Parque Estadual do Rola-Moça, em BH, valeu mais um prêmio para o fotógrafo Gualter Naves, colaborador da Ecológico. Desta vez, o primeiro lugar na categoria "P&B" do concurso "100 Best Photos of The Year 2016"na Rússia.

O flagrante nos leva a recordar, nos tempos políticos atuais, o que escreveu a colunista do Jornal do Brasil,  Maria Lucia Dahl, sob o título "Gerações Carcará": "Estamos vivendo uma espécie de Geração Carcará, aquela que 'pega, mata e come'. Só que os jovens de hoje não entenderam bem o que Nara Leão, Maria  Bethânia e Chico Buarque queriam dizer com a letra da música 'Carcará', composta por João do Vale e lançada no Teatro Opinião, nos anos 60, simbolizando a vida difícil dos sertanejos mortos de fome, comparando-a à ave carcará, que tem de matar para sobreviver no interior do Maranhão. Tudo tinha um significado ideológico na época. O carcará era considerado um herói que matava para comer e sustentar a família, embora fizesse qualquer coisa para alcançar o seu objetivo".

No caso do Rola-Moça, cujo parque ainda é cheio de nascentes e incendiado criminosamente todos os anos, o clique premiado de Gualter (foto) também poderia ser chamado de "Resistência da natureza".

Parabéns duplo! 

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição